quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Tsunamis solares são reais

Os tsunamis solares são ondas inacreditavelmente poderosas de protoplasma que se propagam pela superfície do sol. Eles foram observados anos atrás, mas era considerado uma ilusão óptica. Cientistas confirmaram agora, entretanto, que eles são realmente reais, e uma das ondas proeminentes atingiu uma altitude maior que o diâmetro da Terra.
tsunami solar
 © NASA (Tsunami solar)
Foi descoberta ejeção de massa coronal em 1997 pelo SOHO (Solar and Heliospheric Observatory), mas não foi suficiente para caracterizá-la como um tsunami solar.
Observações recentes dos satélites gêmeos STEREO (Solar TErrestrial RElations Observatory) da Nasa revelou que este fenômeno controverso não é uma ilusão, e confirmou a existência dos tsunamis através de imagens capturadas em fevereiro quando a mancha solar 11012 explodiu inesperadamente, lançando um bilhão de toneladas de nuvem de gás da massa coronal para o espaço. O STEREO registrou a onda de duas posições separadas por 90 graus, proporcionando uma visão sem precedente do evento. A onda propagou-se com velocidade de 250 Km/s atingindo 100.000 Km de altitude e acumulando uma energia de 2.400 megatons de TNT!
Tsunami solar
© NASA (Tsunami solar)
Apesar da enorme energia, os tsunamis solares não propiciam nenhuma ameça direta para a Terra. Identificando o local da explosão é possível antecipar quando uma tempestade de radiação chegará a Terra.
 Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário