domingo, 5 de junho de 2016

Um exoplaneta que poderia suportar a vida

Uma pesquisa indica que um exoplaneta tem as condições necessárias para sustentar a vida.

 ilustração do exoplaneta Kepler-62f 

© NASA Ames/JPL-Caltech/T. Pyle (ilustração do exoplaneta Kepler-62f)

O exoplaneta, denominado Kepler-62f, está localizado a cerca de 1.200 anos-luz de distância da Terra na constelação de Lyra, e é cerca de 40% maior do que a Terra, com o mesmo formato, sendo susceptível de ser rochoso e possivelmente poderia ter oceanos.

Ele foi descoberto em 2013, e é o exoplaneta mais externo dos cincos exoplanetas que orbitam a estrela Kepler-62, que é menor e mais fria que o Sol.

Na Terra, o dióxido de carbono torna-se 0,04% da atmosfera. Por causa do Kepler-62f estar muito mais longe da sua estrela do que a Terra está do Sol, seria necessário ter muito mais dióxido de carbono para ser suficientemente quente para manter a água líquida em sua superfície, e para evitar o congelamento.

A equipe rodou simulações computacionais do Kepler-62f usando um modelo de órbita de exoplanetas, conhecido como HNBody, e modelos climáticos como o Community Climate System Model e o Laboratoire de Meteorologie Dynamique Generic Model, considerando:

  • sua atmosfera com uma espessura parecida com a Terra até condições em que a atmosfera fosse 12 vezes mais espessa que a do nosso planeta.
  • diferentes concentrações de dióxido de carbono na atmosfera, variando de uma quantidade parecida com a Terra, até um nível 2.500 maior.
  • configurações possíveis para sua trajetória orbital.

A partir dessas simulações os astrônomos encontraram cenários que permitiriam que o Kepler-62f fosse habitável, assumindo diferentes quantidades de dióxido de carbono na sua atmosfera. Além disso, para que o planeta fosse habitável durante toda a sua órbita, ele precisaria ter uma atmosfera entre 3 a 5 vezes mais espessa que a da Terra e composta inteiramente por dióxido de carbono.

“Mais de 2.300 exoplanetas já foram confirmados, e alguns outros mil são considerados candidatos a exoplanetas, mas apenas uma dúzia são conhecidos por estar na "zona habitável", o que significa que eles orbitam sua estrela a uma distância que poderia permitir-lhes ser quente o suficiente para ter água líquida em sua superfície,” disse Aomawa Shields da Universidade da Califórnia, Los Angeles.

A pesquisa foi publicada na revista Astrobiology.

Fonte: Astronomy

Nenhum comentário:

Postar um comentário