sábado, 12 de novembro de 2016

Uma galáxia gigante gananciosa

A NGC 1222 é uma galáxia com uma história bastante movimentada.

NGC 1222

© Hubble (NGC 1222)

A NGC 1222, vista nesta imagem tomada com a Wide Field Camera 3 a bordo do telescópio espacial de Hubble da NASA/ESA, é descrita como um exemplo peculiar de um tipo de galáxia conhecida como galáxia lenticular. Tipicamente, este tipo de galáxia apresentaria uma aparência bastante lisa no céu e consistiria principalmente de velhas estrelas avermelhadas.

Mas a NGC 1222 não é certamente um membro típico de sua classe. Observações mostram os traços característicos de formação estelar muito recente em uma escala enorme. A razão para toda esta atividade violenta é causada pelo fato de que a NGC 1222 não está sozinha. Na verdade, ela contém três regiões compactas, cada uma das quais parece ser o núcleo central de uma galáxia. Os astrônomos pensam que a NGC 1222 está no processo de engolir duas galáxias anãs muito menores que se aproximaram muito dela. É provável que o encontro foi o gatilho para a elevação na formação estelar na NGC 1222, trazendo novos suprimentos de gás que agora estão alimentando a explosão na geração de estrelas.

Embora suas peculiaridades tenham sido vistas pela primeira vez em imagens fotográficas, estas não foram capazes de revelar o nível de detalhes nítidos que podem ser recuperados pelo Hubble. Esta imagem permite ver uma espantosa quantidade de estruturas nesta galáxia, enfatizando sua colorida história. Contra o fundo liso de velhas estrelas que era a galáxia lenticular original, podemos ver claramente filamentos escuros de poeira e filamentos brilhantes de gás, ambos associados ao poderoso processo de formação de estrelas.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário