domingo, 11 de junho de 2017

Ajude os astrônomos a rastrear um planeta gigante com anéis

Você quer ajudar a observar um planeta gigante orbitando uma jovem estrela em Órion?

ilustração de um planeta gigante com anéis

© University of Warwick (ilustração de um planeta gigante com anéis)

Os astrônomos profissionais estão mais uma vez juntando-se com astrônomos amadores em todo o mundo para captar o eclipse da PDS 110, uma jovem estrela em Órion orbitada por um grande planeta (ou talvez uma anã marrom) que é cercada por um sistema de anel e luas.

A estrela jovem J1407 também apresentou um sistema de anel gigantesco cheio de lacunas, presumivelmente de exoluas. O sistema PDS 110, que foi detalhado por Hugh Osborn (Universidade de Warwick, Reino Unido) no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, mostra algumas semelhanças com a estrela J1407. Veja reportagem: J1407.

A PDS 110 é uma estrela na associação Órion OB1a, a noroeste do Cinturão de Órion. A associação, como muitas outras em òrion, contém estrelas jovens e massivas com menos de 20 milhões de anos. A própria PDS 110 possui cerca de 7 a 10 milhões de anos e ainda está crescendo, acumulando material da sua nuvem natal. A massa da estrela é 1,6 vezes a do Sol, mas ao contrário da nossa estrela, ela emite muita luz nos comprimentos de onda infravermelhos, provavelmente emitida pelo gás circundante e poeira aquecida pela radiação da estrela jovem. Como é relativamente brilhante, tem sido objeto de pesquisas há décadas.

Osborn e sua equipe começaram a investigar os dados de algumas pesquisas automatizadas, incluindo o Wide Angle Search for Planets (WASP) e o Kilodegree Extremely Little Telescope (KELT), quando notaram alguns eventos interessantes no brilho da estrela ao longo do tempo. Em novembro de 2008 e janeiro de 2011, a luz proveniente da PDS 110 diminuiu drasticamente por algumas semanas, até cerca de 30% do valor usual.

Osborn descartou outras explicações para estas quedas, incluindo aglomerados de poeira em órbita da estrela, pois qualquer tal aglomeração não duraria, elas se espalhariam rapidamente ao longo de suas órbitas. Em vez disso, ele sugere que há uma companheira com entre 2 e 80 vezes a massa de Júpiter orbitando da PDS 110 a cada 808 dias. Este período corresponde a uma distância média da estrela de 2 UA (unidades astronômicas, ou seja, duas vezes a distância média entre Terra e Sol).

O que torna este sistema tão fascinante é a natureza dos eclipses, visto pela forma na curva de luz que traça o brilho da estrela ao longo do tempo. Enquanto os planetas solitários causam o brilho de uma estrela para mergulhar de forma constante e simétrica, os dois eclipses observados até agora no sistema PDS 110 são muito mais profundos do que o trânsito de exoplaneta típico, e também são irregulares, indicando algum tipo de estrutura do objeto sendo eclipsado.

"O que é excitante é que, durante os dois eclipses, vemos a luz da estrela mudar rapidamente, e isso sugere que há anéis no objeto, mas estes anéis são muitas vezes maiores do que os anéis em torno de Saturno," diz Matthew Kenworthy da Universidade de Leiden.

Um comportamento semelhante foi visto na estrela J1407, que Kenworthy descobriu, mas este sistema tem apenas um eclipse observado. A PDS 110 exibiu este comportamento duas vezes, e se a hipótese de Osborn é correta, o objeto companheiro e seu conjunto massivo de anéis mais uma vez eclipsarão a estrela em setembro de 2017. O sistema de anel parece estar cheio de lacunas e variações de densidade, o que poderia sinalizar a presença de exoluas, como no sistema J1407.

A equipe estará produzindo gráficos de busca e instruções para que os observadores sejam informados antes de setembro. Se o período for confirmado, a PDS 110 será o primeiro sistema de anéis confirmado para uma estrela fora do nosso Sistema Solar. Provavelmente será o alvo da espectroscopia de acompanhamento, que permitirá que Osborn e colegas estimem mais precisamente a massa do companheiro, bem como observações do ALMA que possam revelar material ou companheiros em órbitas mais distantes em torno da estrela.

Fonte: Sky & Telescope

Nenhum comentário:

Postar um comentário