segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Formação estelar numa galáxia espiral barrada

Esta imagem do telescópio espacial Hubble mostra a NGC 5398, uma galáxia espiral barrada localizada a cerca de 55 milhões de anos-luz de distância da Terra.

NGC 5398

© Hubble (NGC 5398)

A galáxia é famosa por conter uma região HII especialmente extensa, uma grande nuvem composta de hidrogênio ionizado (ou HII, sendo H o símbolo químico do hidrogênio e o "II" indicando que os átomos perderam um elétron para se ionizar). A nuvem da NGC 5398 é chamada de Tol 89 e localiza-se na extremidade inferior esquerda da barra central das estrelas da galáxia, uma estrutura que corta o núcleo galáctico e encapsula o material para dentro para manter a formação de estrelas que existem lá.

A Tol 86 é o único grande complexo de formação de estrelas massivas em toda a galáxia, com uma extensão entre 4.000 e 5.000 anos-luz, contendo pelo menos sete aglomerados de estrelas jovens e massivos. Os dois grupos mais brilhantes dentro da Tol 89, que os astrônomos chamaram de "A" e "B", parecem estar sofrendo duas explosões de atividade formadora de estrelas, a cerca de 4 e 3 milhões de anos atrás respectivamente. Considera-se que a Tol 89-A contém muitas estrelas especialmente brilhantes e massivas conhecidas como estrelas Wolf-Rayet, que são conhecidas por suas altas temperaturas e ventos estelares extremos.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário