segunda-feira, 19 de março de 2018

O Disco do Céu de Nebra

O Disco do Céu de Nebra é considerado a ilustração mais antiga do céu noturno. Mas o que, exatamente ele mostra e por que ele foi feito?

Digital StillCamera

© Wikipédia (Disco do Céu de Nebra)

O Disco do Céu de Nebra, foi encontrado com um detector de metal em 1999 pelos caçadores de tesouro perto de Nebra, na Alemanha, no meio de algumas armas da idade do bronze.

O antigo artefato é feito de bronze, uma liga metálica de cobre e estanho, com aplicações em ouro, originária da Idade do Bronze, tem cerca de 30 centímetros de diâmetro, e foi associado com a Cultura Unetice, que habitou parte da Europa por volta dos anos 1.600 a.C. Ele reconstrui os pontos que representam as estrelas, um aglomerado representando as Plêiades, e o grande círculo e a forma de Lua Crescente representando o Sol e a Lua.

A proposta do disco ainda permanece desconhecida, algumas hipóteses incluem que ele poderia ser usado como um tipo de relógio astronômico, um trabalho de arte, ou um símbolo religioso.

Desde 2002 o disco pertence ao espólio do Museu Pré-Histórico de Sachsen-Anhalt em Halle. Avaliado em 11 milhões de dólares, alguns acreditam que o Disco do Céu de Nebra é somente um de um par, sendo que o outro disco ainda não foi descoberto.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário