quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Encontrado primeiro exoplaneta rico em carbono

Uma equipe de cientistas da Universidade de Princeton, dos Estados Unidos, descobriu que o planeta WASP-12b, um dos exoplanetas mais quentes já descobertos, tem uma relação carbono-oxigênio maior que a vista no nosso sistema solar. Os especialistas chegaram a essa conclusão após analisar a luz que o planeta reflete.
moléculas presentes no exoplaneta WASP-12b
© NASA (moléculas presentes no exoplaneta WASP-12b)
O diagrama acima mostra a presença de moléculas (água, metano e monóxido de carbono) no exoplaneta WASP-12b através da relação do brilho relativo e o comprimento de onda.
O WASP-12b orbita uma estrela ligeiramente mais quente que o Sol a uma distância quarenta vezes mais próxima que aquela que a Terra tem do Sol, por isso é considerado um dos exoplanetas mais quentes conhecidos até o momento, com uma temperatura de superfície de 2.200ºC, mostra o estudo.
É possível que o planeta tenha altas quantidades de grafite, diamante e ainda outras formas não conhecidas de carbono em seu interior. Até o momento, astrônomos não têm a tecnologia para observar o interior dos exoplanetas, mas suas teorias trazem possibilidades intrigantes.
O planeta Terra tem muitas rochas, como o quartzo, que são feitas de sílica, oxigênio e outros elementos. Mas o planeta onde o carbono fosse predominante seria um lugar muito diferente. Isso significa que, nesse mundo o diamante não seria uma pedra preciosa.
O carbono é um componente comum nos sistemas planetários e um ingrediente chave para a vida na Terra. A medição da relação carbono-oxigênio tem a finalidade de obter uma ideia da composição química dos astros.
Fonte: Nature

3 comentários:

  1. Me pergunto se esses planetas tao longes , tem uma atmosfera , agua e rochas para abrigar vida ,
    o universo é tao fascinante , nao consigo parar de olhar para o ceu quando está bem estrelado,
    um dia ainda vo ter um telescopio, esse site é muito bom , me informo muito aki ...

    Obrigado por esse blog ^^

    ResponderExcluir
  2. É realmente formidável os telescópios que estudam o universo e vão atrás de outros planetas, pena que não temos uma tecnologia avançada o suficiente para podermos chegar até alguns desses planetas para melhor estuda-los.

    ResponderExcluir
  3. Nilton. Esse planeta é A nova Jerusalem...descrita em Apocalipse 21.2.

    ResponderExcluir