O Stellarium é um aplicativo gratuito que exibe o céu em tempo real.
© Cosmo Novas (Stellarium)
Através do Stellarium o usuário pode observar estrelas, constelações, planetas, aglomerados, nebulosas e muito mais, tudo através da tela do computador, em 3D, e como se estivesse no chão, ao ar livre, olhando para o céu.
A simulação é rica em detalhes e, além de mostrar diversas informações acerca de todos os corpos celestes, o Stellarium permite regredir ou avançar no tempo através de um sistema de datas e horários muito eficiente.
Esta versão apresenta um menu fixo no canto esquerdo do programa que é dividido em duas partes. A parte com configurações como localização, data e horário pode ser encontrada do lado direito da tela. A segunda parte, com as preferências de exibição é encontrada na parte inferior da tela do programa. Ao afastar o mouse dos menus, automaticamente eles serão ocultados. Para exibi-los novamente, basta arrastar o mouse até os cantos da tela.
Para que o programa simule o céu exatamente como você vê, é preciso dar a localização exata da cidade em que você se encontra. As opções de busca por localidades do programa exibem uma lista de cidades e países. Caso sua cidade não esteja na lista, você pode adicioná-la. É só escolher o planeta, país e, depois, entrar com as coordenadas – latitude, longitude e altitude - da cidade.
O Stellarium permite ainda escolher entre diversas paisagens para simular o ambiente de observação.
A nova opção “Starlore” do Stellarium possibilita que você veja o nome que as constelações possuem para outros povos, como os chineses, egípcios, coreanos, navajos e muitos outros.
O programa está parcialmente traduzido para o português do Brasil. Boa parte das opções, no entanto, ainda encontram-se em inglês.
O Stellarium agora leva em conta a refração da atmosfera na visualização do céu. A ferramenta de pesquisa foi redesenhada e o plugin ocular reescrito e ampliado. Inclui suporte binocular, melhor suporte à CCD. Os novos plugins são: supernovas históricas, agora você pode assistir a flashes de 13 dessas estrelas brilhantes. Os objetos do céu profundo são determinados visualmente, sem isolar o objeto correspondente. Aumentou o número de satélites dos planetas do Sistema Solar. Houve também um grande número de correções de bugs e algumas melhorias de desempenho. Novos usuários irão descobrir que alguns plugins foram ativados por padrão. Os computadores com uma versão antiga do Stellarium continuará com as configurações antigas, a menos que os padrões sejam aplicados.
A versão 0.11.0 possui as seguintes características:
- catálogo padrão de mais de 600.000 estrelas
- catálogos extras com mais de 210 milhões de estrelas
- asterismos e ilustrações das constelações
- constelações para doze diferentes culturas
- imagens de nebulosas (catálogo Messier completo)
- Via Láctea realista
- atmosfera muito realista, nascer e pôr do Sol
- os planetas e seus satélites
- um zoom poderoso
- controle de tempo
- interface multilíngue
- fisheye projeção para cúpulas planetário
- projeção de espelho esférica para a cúpula de baixo custo próprio
- nova interface gráfica e controle extensivo de teclado
- controle de telescópio
- grades equatorial e azimutal
- estrelas cintilantes
- estrelas cadentes
- simulação de eclipse
- modificação de paisagens, agora com a projeção panorama esférica
- sistema de plugins adicionando satélites artificiais, simulação ocular, a configuração do telescópio
- capacidade de adicionar novos objetos do sistema solar a partir de recursos on-line
- adição de seus próprios objetos do céu profundo, paisagens, imagens de constelação, scripts ...
céu
interface
visualização
customização
O programa Stellarium é desenvolvido para os sistemas operacionais: Windows, Linux e Mac. O link para download é: http://www.stellarium.org/
Fonte: Stellarium
Onde ou como podemos deixar o programa atualizado com objetos celestes, galáxas e cometas?
ResponderExcluirisso pouca gente sabe... ou passa...
Obrigado
Agora, o Stellarium está na versão 0.11.4.
ExcluirPara adicionar objetos, depois de acessar o programa, passe o mouse no canto inferior esquerdo da tela, aparecerá o menu, acesse o link Janela de configuração (F2), click em Complementos, e surgirá vários objetos que poderão ser adicionados. Por exemplo, para adicionar cometas e asteroides, acesse o link Editor do Sistema Solar, escolha a fonte desejada e faça o download, a seguir marque os objetos que serão adicionados na carta.
Feliz 2013!
Obrigado Rober e desculpe a demora em responder
ResponderExcluirAgora, o Stellarium está na versão 0.13.1. Outro programa muito bom é o Cartes du Ciel, que está na versão 3.10, onde faço a tradução para o idioma português.
ResponderExcluirExiste a possibilidade de o Stellarium mostrar também com uma bolinha e nome os planetas Netuno, Plutão, Eris? Grato
ResponderExcluirHector, sim é possível. Porém, apenas Netuno, dos astros que você mencionou, é considerado planeta.
Excluir