quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

A descoberta do menor exoplaneta conhecido

Foi divulgado a descoberta do menor exoplaneta já registrado.

ilustração do exoplaneta Kepler-37b

© NASA/Ames/JPL-Caltech (ilustração do exoplaneta Kepler-37b)

O exoplaneta Kepler-37b é ainda menor que Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar.

O nome vem da estrela Kepler-37, a qual o exoplaneta orbita. O corpo descoberto, devido ao seu tamanho extremo, parecido com o da Lua, e por ter a superfície muito irradiada por seu sol, é provavelmente rochoso e sem atmosfera, assim como Mercúrio.

Os pesquisadores encontraram três planetas no sistema e, para isso, analisaram dados de 978 dias de observação do telescópio Kepler. A estrela que eles orbitam é mais fria que o Sol. 
A capacidade de detecção desse tipo de objeto melhorou muito e, até agora, não havia sido registrado nenhum planeta menor que Mercúrio. Além disso, esse tipo de estudo ajuda a entender melhor os sistemas planetários e mostra que alguns são muito parecidos com o nosso.

A seguir uma ilustração comparando o exoplaneta Kepler-37b com outros astros.

comparação do Kepler-37b com outros astros

© NASA (comparação do Kepler-37b com outros astros)

Apesar de planetas menores que Mercúrio serem esperados em teoria e sua detecção já ter sido prevista, a detecção do Kepler-37b é notável, já que o sinal de trânsito ter sido encontrado em dados de menos de 0,5% das estrelas observadas pelo Kepler. Apesar de a detecção de um planeta não poder ser usada para determinar a taxa de ocorrência, ela fortalece a opinião de que ela aumenta exponencialmente quanto menor for o tamanho do planeta.

Fonte: Nature

Nenhum comentário:

Postar um comentário