segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Um frenesi de estrelas na galáxia irregular IC 4710

Descoberta em 1900 pelo astrônomo DeLisle Stewart e aqui captada pelo telescópio espacial Hubble, a IC 4710 é uma visão inegavelmente espetacular.

IC 4710

© Hubble (IC 4710)

A galáxia é uma nuvem ocupada de estrelas brilhantes, com bolsões brilhantes marcando a formação de novas estrelas espalhadas por suas bordas.

A IC 4710 é uma galáxia irregular anã. Como o nome sugere, tais galáxias são irregulares e caóticas na aparência, sem protuberâncias centrais e braços espirais, são distintamente diferentes de espirais ou elípticas. Pensa-se que as galáxias irregulares podem ter sido espirais ou elípticas, mas se distorceram ao longo do tempo através de forças gravitacionais externas durante interações ou fusões com outras galáxias. As galáxias anãs irregulares em particular são importantes para a compreensão geral da evolução das galáxias, como são semelhantes às primeiras galáxias que se formaram no Universo.

A IC 4710 está localizada a cerca de 25 milhões de anos-luz de distância da Terra na constelação do Pavão. Esta constelação está localizada no céu do hemisfério sul e também contém o terceiro aglomerado globular de estrelas mais brilhante do céu, o NGC 6752, a galáxia espiral NGC 6744 e seis sistemas planetários conhecidos, incluindo o sistema estelar HD 181433 que é anfitrião de uma super-Terra.

Os dados usados ​​para criar esta imagem foram coletados pela Advanced Camera for Surveys (ACS) do Hubble.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário