sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A Nebulosa Cabeça da Bruxa

A Nebulosa Cabeça da Bruxa, também denominada IC 2118, é uma nebulosa de reflexão, ou seja, reflete a luz de estrelas vizinhas.

Nebulosa Cabeça da Bruxa

© Jeff Signorelli (Nebulosa Cabeça da Bruxa)

As nebulosas de reflexão são nuvens de poeira que refletem a luz de apenas uma ou várias estrelas próximas. A estrela Rigel é a responsável pela reflexão que inunda a poeira de luz de radiação da Nebulosa Cabeça da Bruxa. Rigel é a sétima estrela mais brilhante no céu e encontra-se na constelação de Órion a 773 anos-luz do Sol. A estrela supergigante azul Rigel é 55.000 vezes mais brilhante que o Sol, sendo a estimativa da magnitude absoluta de aproximadamente -6,7. Com um diâmetro de cerca de 116 milhões de quilômetros, é 84 vezes maior do que o Sol. Como muitas estrelas supergigantes, o brilho de Rigel varia de 3 a 30%, de forma irregular ao longo de um período de 25 dias em média. Essa variabilidade pode ser explicada pelas pulsações da superfície da estrela.

A nuvem interestelar de poeira e gás IC 2118 tem cerca de 70 anos-luz de diâmetro. A cor da nebulosa não é causada apenas por uma intensa luz azulada da estrela, mas porque os grãos de poeira dispersam a luz azul mais eficientemente do que vermelho. O mesmo processo físico ocorre no céu diurno da Terra aparecendo azul, apesar de os dispersores na atmosfera serem moléculas de nitrogênio e oxigênio.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário