sábado, 10 de dezembro de 2016

A Nebulosa do Camarão

Ao sul da estrela Antares, na cauda da constelação de Escorpião (Scorpius), um lugar rico em nebulosas, encontra-se a nebulosa de emissão IC 4628.

IC 4628

© ESO/INAF/R. Colombari (IC 4628)

Vizinhas a essa nebulosa habitam estrelas jovens de grande massa, as quais energizam a nuvem cósmica com a invisível radiação ultravioleta, arrancando os elétrons de seus átomos. Os elétrons eventualmente se recombinam com outros átomos para produzir o brilho visível da nebulosa, dominado pela emissão vermelha de hidrogênio.

Residindo a uma distância estimada de 6.000 anos-luz da Terra, a região vista acima tem cerca de 250 anos-luz de diâmetro, cobrindo uma área equivalente a quatro luas cheias no céu. A nebulosa IC 4628 também é catalogada como Gum 56 pelo astrônomo australiano Colin Stanley Gum, mas os astrônomos amantes de frutos do mar se referem a esta nuvem cósmica como a Nebulosa do Camarão.

A impressionante imagem colorida é uma nova composição astronômica usando dados da câmera de campo largo OmegaCAM do ESO e imagens do astrônomo amador Roberto Colombari captadas nos céus escurecidos nas Ilhas Canárias em Tenerife.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário