sábado, 4 de setembro de 2010

Cassini envia imagens de sobrevoo de Dione

A Nasa está publicando as primeiras imagens do sobrevoo que a sonda Cassini fez de Dione, uma das quatro luas do planeta Saturno descobertas pelo cientista italiano Giovanni Domenico Cassini no século XVII. O planeta Saturno ao menos 47 luas conhecidas e pelo menos 7 anéis.

Dione

© NASA/Cassini (imagem da superfície de Dione)
A imagem foi feita pela sonda neste sábado quando a sonda estava a 40.000 km de Dione, e então transmitidas para a Terra à velocidade da luz. Os dados levaram pouco menos de duas horas para chegar.
A Nasa informa que a imagem ainda precisa passar por um processo de calibragem antes de ser validada para uso científico, o que só deve ocorrer em 2011. Dione tem pouco mais de 1.000 km de diâmetro e está há cerca de 400.000 km de Saturno.
A sonda Cassini foi lançada em 15 de outubro de outubro de 1997, em uma viagem de sete anos a Saturno, planeta ao qual chegou em julho de 2004. Ela completou sua primeira missão de exploração de Saturno, de quatro anos, em 2008. A prorrogação atual, chamada Missão Equinócio, se encerra em setembro deste ano.
Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário