terça-feira, 2 de novembro de 2010

Cartas do Céu

Acaba de ser lançada uma versão estável (versão 3.2) do excelente software astronômico Skychart, também denominado Cartes du Ciel. Ele é gratuito e está disponível em 32 e 64 bits para os sistemas operacionais Windows, Mac e Linux.
cartes du ciel 1
© Cartes du Ciel (observatório)
A imagem acima mostra a configuração do local de observação, bastando inserir a latitude e a longitude.
O software astronômico Cartes du Ciel permite desenhar cartas celestes através de dados de 16 catálogos de estrelas, nebulosas e galáxias; além de mostrar a posição dos planetas, asteroides e cometas. Ele executa a simulação de eclipses e possibilita o controle de telescópios. A partir da versão 3 o simulador celeste apresenta o tamanho da cauda do cometa em relação à proximidade do Sol, conforme imagem a seguir.
cartes du ciel 2
© Cartes du Ciel (cometa)
Outra mudança interessante foi a iluminação do céu conforme a claridade do dia e a escuridão da noite evoluindo conforme o horário, onde na imagem a seguir pode ser observado o horário diurno.
cartes du ciel 3
© Cartes du Ciel (contraste do céu)
Eu traduzi o programa para o idioma português, que foi desenvolvido por Patrick Chevalley, e o download pode ser efetuado pelo meu site Cometografia.
Fonte: Cosmo Novas

4 comentários:

  1. tem como colocar no meu pc

    ResponderExcluir
  2. Sim. Agora está na versão 3.5 que pode ser obtida através do link Cometografia descrito acima no Blog, podendo ser instalada em 32 ou 64 bits nos sistemas operacionais Windows, Mac ou Linux.

    ResponderExcluir
  3. Olá Bom dia

    Gostaria da versão em portugues, como faço para obter?

    obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como coloquei no final do post, efetuei a tradução em português (pt-pt e pt-br) que pode ser obtida no meu site Cometografia, cujo link é: http://www.cometografia.com/downloads.htm.
      A versão atual é a 3.6, mas há previsão de ser lançada a versão 3.8 ainda este mês.
      Até + ...

      Excluir