segunda-feira, 25 de março de 2013

Colisão galáctica brilhante

Essa charmosa e brilhante galáxia, conhecida como IRAS 23436+5257, foi registrada pelo telescópio espacial Hubble.

IRAS 23436+5257

© Hubble (IRAS 23436+5257)

Essa galáxia está localizada na constelação do céu do hemisfério norte da Cassiopeia.

A estrutura contorcida é o resultado muito provavelmente de uma colisão e da subsequente fusão de duas galáxias. Essas interações são muito comuns no Universo, e elas podem variar de interações menores envolvendo uma galáxia satélite sendo capturada por uma galáxia espiral, até colisões galácticas gigantescas. A fricção entre o gás e a poeira durante uma colisão podem ter efeitos gigantescos nas galáxias envolvidas, dando diferentes formas para as galáxias originais além de criar interessantes estruturas novas.

Quando você olha tranquilidade para o céu noturno, nem sempre é fácil registrar o dinâmico e vibrante ambiente com galáxias inteiras em movimento, girando e colidindo no céu. Os movimentos, logicamente são extremamente lentos e ocorrem durante períodos de milhões ou até mesmo bilhões de anos.

O resultado dessas colisões galácticas ajuda os cientistas a entenderem como esses movimentos ocorrem e o que pode estar guardado para a nossa própria galáxia que está em rota de colisão com a vizinha galáxia M31 (Andrômeda).

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário