domingo, 23 de setembro de 2018

Equinócio: Analema sobre as pedras Callanish

O Sol retorna ao mesmo lugar no céu todos os dias ao mesmo tempo? Não.

analema sobre as pedras Callanish

© Giuseppe Petricca (analema sobre as pedras Callanish)

Uma resposta mais visual a esta questão é um analema, uma imagem composta tirada do mesmo local ao mesmo tempo ao longo de um ano.

O analema apresentado é composto de imagens tiradas a cada poucos dias às 16h, perto da aldeia de Callanish, nas Hébridas Exteriores, na Escócia, Reino Unido.

No primeiro plano estão as Callanish Stones, um círculo de pedra construído por volta de 2.700 aC durante a Idade do Bronze da humanidade. Não se sabe se a colocação das pedras Callanish tem ou teve um significado astronômico.

As causas derradeiras para a figura com formato de 8 de todos os analemamas são a inclinação do eixo da Terra e a elipticidade da órbita da Terra em torno do Sol. Nos solstícios, o Sol aparecerá na parte superior ou inferior de um analema. Os equinócios, no entanto, correspondem aos pontos médios do analema, não o ponto de interseção.

Hoje às 1:54 (UT) ocorreu o equinócio da primavera no hemisfério sul e equinócio de outono no hemisfério norte, quando dia e noite são iguais em todo o planeta Terra. Muitas culturas celebram uma mudança de estação num equinócio.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário