segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Uma galáxia espiral espetacular

Este retrato astronômico do telescópio espacial Hubble mostra uma visão lateral da majestosa galáxia espiral UGC 11537.

© Hubble (UGC 11537)

A Wide Field Camera 3 do Hubble captou os braços espirais enrolados ao redor do núcleo da galáxia UGC 11537 em comprimentos de onda infravermelho e visível, mostrando tanto as faixas brilhantes de estrelas quanto as nuvens escuras de poeira que se espalham pela galáxia.

A UGC 11537 está a 230 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Aquila (A Ágia), e fica perto do plano da Via Láctea. Estar tão perto da faixa estrelada da Via Láctea significa que estrelas em primeiro plano de nossa própria galáxia entraram na imagem, as duas estrelas proeminentes na frente da UGC 11537 são intrusas de dentro da Via Láctea.

Estas estrelas brilhantes em primeiro plano são cercadas por picos de difração, aspectos na imagem causados ​​pela luz das estrelas interagindo com a estrutura interna do Hubble. Esta imagem veio de um conjunto de observações destinadas a ajudar os astrônomos a pesar buracos negros supermassivos em galáxias distantes. 

A combinação das observações perspicazes do Hubble e dados de telescópios terrestres permitiu aos astrônomos fazer modelos detalhados da massa das estrelas nestas galáxias, o que por sua vez ajuda a restringir a massa dos buracos negros supermassivos.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário