terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

Trio galáctico tumultuoso

A massa de poeira e redemoinhos brilhantes de estrelas nesta imagem são a distante fusão galáctica IC 2431, que fica a 681 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Câncer.

© Hubble (IC 2431)

O telescópio espacial Hubble captou o que parece ser uma fusão tripla de galáxias em andamento, bem como uma mistura tumultuada de formação de estrelas e distorções de maré causadas pelas interações gravitacionais deste trio galáctico. 

O centro desta imagem está obscurecido por uma espessa nuvem de poeira, embora a luz de uma galáxia de fundo possa ser vista penetrando suas extremidades externas. Esta imagem é de uma série de observações do Hubble investigando galáxias estranhas e maravilhosas encontradas pelo projeto de ciência cidadã Galaxy Zoo. Usando a poderosa Câmera Avançada para Pesquisas (ACS) do Hubble, os astrônomos observaram mais de perto algumas das galáxias mais incomuns que os voluntários identificaram. 

O projeto original do Galaxy Zoo foi o maior censo de galáxias já realizado e contou com o tempo de exploração com mais de 100.000 voluntários para classificar 900.000 galáxias não examinadas. O projeto alcançou o que teria sido anos de trabalho para um astrônomo profissional em apenas 175 dias e levou a um fluxo constante de projetos semelhantes de ciência cidadã astronômica. Projetos posteriores do Galaxy Zoo incluíram os maiores estudos de fusões de galáxias e galáxias anãs com forças de maré, bem como a descoberta de tipos inteiramente novos de galáxias compactas de formação de estrelas. 

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário