quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Um par de galáxias em fusão

Esta imagem do telescópio espacial James Webb mostra o IC 1623, um par entrelaçado de galáxias em interação que fica a cerca de 270 milhões de anos-luz da Terra na constelação de Cetus.

© James Webb (IC 1623)

As duas galáxias giram em um único objeto caótico no centro. Os braços espirais longos e azuis se estendem verticalmente, fracos nas bordas. O gás quente se espalha horizontalmente, principalmente em vermelho brilhante com muitos pontos pequenos dourados de formação estelar. O núcleo das galáxias em fusão é muito brilhante e irradia oito grandes picos dourados de difração. O fundo é preto, com muitas galáxias minúsculas em laranja e azul.

As duas galáxias em IC 1623 estão se aproximando uma da outra em um processo conhecido como fusão de galáxias. Sua colisão iniciou uma onda frenética de formação estelar conhecida como starburst, criando novas estrelas a uma taxa mais de vinte vezes maior que a da Via Láctea. 

Este sistema de galáxias em interação é particularmente brilhante em comprimentos de onda infravermelhos, tornando-o um campo de provas perfeito para a capacidade do Webb de estudar galáxias luminosas. 

Uma equipe de astrônomos captou o IC 1623 nas porções infravermelhas do espectro eletromagnético usando um trio de instrumentos científicos de ponta do Webb: MIRI, NIRSpec e NIRCam. Ao fazer isso, eles forneceram uma abundância de dados que permitirão à comunidade astronômica em geral explorar completamente como os recursos sem precedentes do Webb ajudarão a desvendar as complexas interações nos ecossistemas galácticos. 

Estas observações também são acompanhadas por dados de outros observatórios, incluindo o telescópio espacial Hubble, e ajudarão a preparar o terreno para futuras observações de sistemas galácticos com o Webb. 

A fusão destas duas galáxias tem sido de interesse para os astrônomos e já foi fotografada pelo Hubble e por outros telescópios espaciais. A contínua e extrema explosão estelar causa intensa emissão infravermelha, e as galáxias em fusão podem muito bem estar no processo de formação de um buraco negro supermassivo. Uma espessa faixa de poeira bloqueou estas informações valiosas da visão de telescópios como o Hubble. No entanto, a sensibilidade infravermelha do Webb e sua resolução impressionante nestes comprimentos de onda permitem que ele veja além da poeira e resultou na imagem espetacular acima, uma combinação de imagens MIRI e NIRCam. 

O núcleo luminoso da fusão galáctica revela-se muito brilhante e altamente compacto, tanto que os picos de difração do Webb aparecem no topo da galáxia nesta imagem. Os picos de difração de 8 pontas, semelhantes a flocos de neve, são criados pela interação da luz das estrelas com a estrutura física do telescópio. A aparência pontiaguda das observações do Webb é particularmente perceptível em imagens contendo estrelas brilhantes, como a primeira imagem de campo profundo de Webb.

Os resultados baseados nesta observação do IC 1623 foram publicados no periódico The Astrophysical Journal

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário