O telescópio espacial Hubble apresenta uma joia no cabelo da rainha, uma galáxia espiral na constelação Coma Berenices, nomeada em homenagem ao cabelo da histórica rainha egípcia.
© Hubble (par de galáxias MCG+05-31-045)
No entanto, essa galáxia é apenas uma das muitas conhecidas nesta constelação. Essa nova imagem retrata o emaranhado cósmico que é MCG+05-31-045, um par de galáxias interagindo, localizadas a 390 milhões de anos-luz de distância numa parte do aglomerado de galáxias Coma.
O aglomerado Coma é particularmente rico contendo mais de mil galáxias conhecidas. Várias podem ser facilmente vistas com telescópios amadores. A maioria delas são galáxias elípticas, e isso é típico de um aglomerado denso de galáxias. Muitas galáxias elípticas são formadas em encontros próximos entre galáxias que as agitam, ou mesmo colisões que as separam.
Enquanto as estrelas nas galáxias em interação podem permanecer juntas, o gás nas galáxias apresenta um aspecto diferente, ele é torcido e comprimido por forças gravitacionais e rapidamente usado para formar novas estrelas. Quando as estrelas quentes, massivas e azuis morrem, resta pouco gás para substituí-las por novas gerações de estrelas jovens.
Para galáxias espirais em interação, as órbitas regulares que produzem seus impressionantes braços espirais também são interrompidas. Seja por meio de fusões ou por acidentes, o resultado é uma galáxia quase desprovida de gás, com estrelas envelhecidas orbitando em círculos descoordenados: uma galáxia elíptica.
É muito provável que um destino semelhante aconteça com MCG+05-31-045. À medida que a galáxia espiral menor é dilacerada e integrada à galáxia maior, muitas estrelas novas se formarão, e as quentes e azuis queimarão rapidamente, deixando estrelas mais frias e vermelhas para trás em uma galáxia elíptica muito parecida com as outras no aglomerado Coma. Mas esse processo não estará completo por muitos milhões de anos, até lá, a Rainha Berenice II terá que sofrer com os nós em seu cabelo!
Fonte: ESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário