quarta-feira, 21 de julho de 2010

A estrela de maior massa do Universo?

Astrônomos britânicos descobriram o que se acredita ser a estrela de maior massa do Universo, cuja massa atual é 265 vezes maior do que o Sol e a luminosidade cerca de 10 milhões de vezes mais intensa.
 cluster RMC 136a
© ESO (agrupamento de estrelas RMC 136a)
Usando o Telescópio Extremamente Grande, no Chile, da ESO (Organização Europeia para a Investigação Astronômica no Hemisfério Sul, na sigla em inglês), que reúne 14 países, e informações de arquivo capturadas pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa (agência espacial americana), a equipe liderada pelo astrofísico Paul Crowther, da Universidade de Sheffield, calculou que a massa da estrela gigante teria sido 320 vezes maior que a do sol no momento de sua formação, ou seja, pelo menos o dobro da massa da maior estrela já encontrada.
estrela R136a1
© ESO (estrela RMC 136a1 no centro)
A estrela, batizada de RMC 136a1, faz parte do agrupamento de estrelas jovens RMC 136a. Os astrônomos também encontraram outras estrelas imensas no agrupamento NGC 3603.
NGC 3603
© NASA/Hubble (NGC 3603)
Ambos agrupamentos estelares foram apelidados de "fábricas de estrelas", já que novos astros se formam constantemente a partir da extensa nuvem de gás e poeira das nebulosas.
O NGC 3603 fica a 22 mil anos-luz do Sol, na Nebulosa da Tarântula, e o RMC 136a fica em uma galáxia vizinha à nossa, a Grande Nuvem de Magalhães, a 165 mil anos-luz de distância.
Segundo o artigo publicado na revista científica "Monthly Notices of the Royal Astronomical Society", a expectativa é de que estrelas colossais como as encontradas existam apenas durante alguns milhões anos, antes de explodirem.
A existência de estrelas como essas, era mais comum no início do Universo. É pouco provável que alguma dessas estrelas venha a ter planetas orbitando a seu redor, já que demoram mais tempo para serem formados que a "curta" vida das estrelas.
Muitas das estrelas observadas têm temperatura superior a 40 mil graus Celsius, mais de sete vezes superior à temperatura do Sol, além de serem dezenas de vezes maiores e milhões de vezes mais brilhantes que o astro.
Com um pouco mais de um milhão de anos, a estrela mais extrema, a RMC 136a1 já está na 'meia idade' e perdeu mais de um quinto de sua massa inicial neste período, ou mais de 50 massas solares.
A seguir a imagem mostra o tamanho comparativo das estrelas.
tamanho das estrelas
 © Cosmo Novas (tamanho das estrelas)
Se a RMC 136a1 substituísse o Sol em nosso Sistema Solar, "a sua grande massa reduziria a duração de um ano na Terra para apenas três semanas e banharia o planeta em uma radiação ultravioleta incrivelmente intensa, tornando a vida impossível em sua superfíce", afirma Raphael Hirschi, da Universidade de Keele, integrante da equipe.
Estrelas como essas são extremamente raras e se formam apenas nos agrupamentos estelares mais densos.
Se houvesse algum planeta dentro do agrupamento RMC 136, o céu nunca escureceria, já que a densidade de estrelas na região é 100 mil vezes maior do que em torno do Sol e muitas delas são extremamente brilhantes.
A descoberta da RMC 136a1 provoca a extensão do limite do tamanho máximo para estrelas, que atualmente é de 150 massas solares.
Fonte: ESO e NASA

6 comentários:

  1. Vlw, galera, pela boa notícia, pela inspiração... Vamo em frente! Abs!

    ResponderExcluir
  2. maneiro, e uma pergunta, ela é maior que a VY canis majoris?

    ResponderExcluir
  3. A VY Canis Majoris é uma hipergigante vermelha, mas não se trata do tamanho. A estrela RMC 136a1 é maior em massa que a VY Canis Majoris.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se existe alguma estrela que se conhece com densidade maior que o nosso sol, uma vez que , pelo que tenho observado, todas as estrelas de que tenho visto em várias fontes de informação tem densidade menor que o nosso sol( algumas tem mais massa, ou tamanho ou luminosidade), alguém poderia me esclarecer essa dúvida?

    ResponderExcluir
  5. As estrelas de nêutrons e as anãs brancas são exemplos de estrelas mais densas que o Sol.

    ResponderExcluir
  6. PORQUE QUATO MAIS ALTO MAIS FRIO

    ResponderExcluir