sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Asteroide bate recorde de aproximação

Na semana passada, um pequeno asteroide até então desconhecido passou raspando pela Terra. Segundo a NASA, o 2011 CQ1, com cerca de um metro de diâmetro, passou a apenas 5.480 quilômetros da superfície do planeta.
asteroide 2011 CQ1
© Observatório Remanzacco (asteroide 2011 CQ1)
Este é um recorde histórico, constituindo a maior aproximação já registrada. Se tivesse sido detectado antes, a probabilidade de colisão teria sido calculada próxima aos 100%.
O recorde anterior havia sido registrado em 2004, mas o 2004 FU162 passou a mais 6.400 quilômetros da superfície do planeta.
E a aproximação inédita gerou também um outro fato inusitado: ao passar pela Terra, o asteroide fez a curva mais fechada que os astrônomos já haviam registrado para um corpo celeste.
Como era muito pequeno e passou muito perto, a gravidade da Terra exerceu uma influência forte o suficiente para alterar completamente sua órbita, fazendo-o virar à esquerda em 60 graus.
trajetória do asteroide 2011 CQ1
© NEO (trajetória do asteroide 2011 CQ1)
A curva foi tão fechada que foi suficiente para mudar a categoria do asteroide.
"Antes da recente aproximação com a Terra, este objeto estava na chamada órbita de classe Apolo, que fica na maior parte do tempo fora da órbita da Terra," explicaram Don Yeomans e Paul Chodas, do Programa NEO (Near-Earth Object).
"Depois da aproximação, a atração gravitacional da Terra modificou a órbita do objeto para uma órbita classe Atenas, quando o objeto passa a maior parte do tempo dentro da órbita da Terra," explicaram os astrofísicos.
Fonte: NASA/NEO

Um comentário:

  1. A IMPRESSÃO QUE TENHO É QUE A GRAVIDADE DA TERRA É UM ESCUDO NATURAL, E ASSIM SE FARA POR TODA VIDA O NOSSO PROTETOR?. E ASSIM DENTRO DESTA COMPLEXIDADE DO UNIVERSO, NOS FAREMOS SEMPRE PROTEGIDOS PELA ATMOSFERA TERRESTRE?

    ResponderExcluir