terça-feira, 16 de outubro de 2012

Uma flor etérea cósmica

A IC 5148 é uma bela nebulosa planetária localizada a cerca de 3.000 anos-luz de distância, na constelação de Grus.

nebulosa planetária IC 5148

© ESO (nebulosa planetária IC 5148)

A nebulosa tem um diâmetro de dois anos-luz, e ainda está crescendo a mais de 50 quilômetros por segundo, uma das nebulosas planetárias que possui a mais rápida expansão conhecida. O termo "nebulosa planetária" surgiu no século 19, quando as primeiras observações de tais objetos, através dos pequenos telescópios disponíveis no momento, pareciam um pouco como os planetas gigantes. No entanto, a verdadeira natureza das nebulosas planetárias é bem diferente.
Quando uma estrela com uma massa similar ou algumas vezes maior do que o nosso Sol se aproxima do fim de sua vida, suas camadas exteriores são lançadas para o espaço. O gás em expansão é iluminado pelo núcleo quente restante da estrela no centro, formando a nebulosa planetária, que muitas vezes assume uma forma bonita e brilhante.
Quando observada com um pequeno telescópio amador, esta nebulosa planetária especial mostra-se como um anel de material, com a estrela, que irá arrefecer para se tornar uma anã branca, brilhando no meio do buraco central. O ESO Faint Object Spectrograph and Camera (EFOSC2) no telescópio New Technology em La Silla dá uma visão um pouco mais elegante deste objeto. Em vez de olhar como um pneu sobressalente, a nebulosa assemelha a uma flor etérea com pétalas em camadas.

Fonte: ESO

Nenhum comentário:

Postar um comentário