sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Encontrado sistema solar com sete planetas

Duas equipes diferentes de pesquisadores indicam a descoberta de um sétimo planeta ao redor da estrela anã KIC 11442793.

ilustração de um sistema planetário

© Discovery (ilustração de um sistema planetário)

O sistema tem similaridades com o nosso Sistema Solar, que tem oito planetas. Porém, todos os planetas que orbitam a estrela anã, que está localizada a cerca de 2.500 anos luz da Terra, estão muito mais próximos de sua estrela.

Uma das identificações foi feita por voluntários usando o site Planet Hunters. O site foi criado para permitir que voluntários tivessem acesso a dados públicos enviados pelo telescópio espacial Kepler da NASA, que foi lançado para procurar os exoplanetas. O Kepler usa o método de "trânsito" para descobrir novos planetas, o que significa procurar pelas curvas de luz deixadas por um planeta quando este passa em frente de sua estrela hospedeira. Mas a grande quantidade de dados existentes não permite que os cientistas examinem cada curva de luz, e por isso eles desenvolveram programas de computador para procurar a assinatura de um trânsito planetário.

Todos os sete planetas estão bem mais próximo da estrela anã em uma comparação com as distâncias dos planetas do Sistema Solar. Na verdade, todos caberiam dentro da distância entra a Terra e o Sol.

Esta é uma das razões pelas quais eles são fáceis de serem vistos, porque quanto mais perto eles estão de sua estrela, mais frequentemente eles giram ao seu redor.

O novo planeta é o quinto mais distante de sua estrela progenitora, e leva quase 125 dias para completar uma órbita.

Com um raio 2,8 vezes maior que o da Terra, ele faz parte de um grupo que inclui dois planetas com praticamente o mesmo porte da Terra, três "super-Terras" e dois corpos maiores.

Este sistema planetário realmente se parece com o nosso Sistema Solar, com todos os pequenos planetas no interior e os grandes planetas na parte de fora. E isso não é necessariamente o que normalmente é observado.

Acredita-se que outra estrela, a HD 10180, tenha sete ou nove sinais planetários. Um sol distante chamado GJ 887C também pode ter uma família de sete planetas.

Fonte: BBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário