terça-feira, 5 de novembro de 2013

Um quinteto de luas em Saturno

Cinco luas de Saturno posaram para a sonda Cassini para que fosse possível criar esse belo retrato com os anéis de Saturno.

quinteto de luas em Saturno

© Cassini (quinteto de luas em Saturno)

Essa imagem, de  29 de Julho de 2011, foi feita com a câmera da sonda Cassini apontada para a direção norte, do lado iluminado dos anéis logo acima dos planos dos anéis de Saturno. O planeta Saturno possui atualmente 61 luas catalogadas.

Bem à direita, e obscurecendo o próprio Saturno, está a segunda maior lua do planeta, Reia, que possui 1.528 km de diâmetro. Reia está mais próxima da sonda Cassini nessa composição, a uma distância de 1,1 milhões de quilômetros. Ela tem uma superfície repleta de crateras que são testemunhas da sua história violenta, com muitas crateras se sobrepondo ou apagando traços de eventos de impactos mais antigos.

Com aproximadamente 400 km de largura, Mimas, localiza-se logo além, e parece levitar um pouco acima dos anéis mais internos de Saturno. A delimitação da grande e distinta cratera Herschel da lua Mimas é parcialmente coberta por Reia, mas pode ser observada juntamente com numerosas crateras menores.

O brilhante Encelado aparece acima do centro da imagem e localiza-se além dos anéis, a uma distância de 1,8 milhões de quilômetros da sonda Cassini. Embora não seja visível nessa imagem, o congelado Encelado é coberto por uma rede de cadeias congeladas e vales, com plumas de partículas de gelo sendo expelidas pelas fissuras presentes no seu hemisfério sul.

Para a parte inferior esquerda, a pequena Pandora, com apenas 81 km de diâmetro, aparece marcada pelos anéis externos de Saturno; de fato, essa lua orbita o planeta entre os anéis A e F.

Por último, mas não menos importante, a irregular Janus, localiza-se na parte mais a esquerda da imagem, algumas marcas de sombras na sua superfície correspondem à grandes crateras de impacto.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário