segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A anêmica galáxia espiral NGC 4921

Quão longe está a galáxia espiral NGC 4921?

galáxia NGC 4921

© Roberto Colombari (galáxia NGC 4921)

Embora atualmente estimada em cerca de 310 milhões de anos-luz de distância, uma determinação mais precisa poderia ser combinada com a sua velocidade de recessão conhecida para ajudar a humanidade melhor calibrar a taxa de expansão do Universo visível.

Para esse objetivo, várias imagens foram tiradas pelo telescópio espacial Hubble, a fim de auxiliar na identificação dos principais marcadores de distância estelar conhecidos como as estrelas variáveis Cefeidas. A galáxia NGC 4921 é membro do agrupamento de galáxias Coma, refinando a sua distância também permitiria uma determinação melhor da distância para um dos maiores aglomerados próximos no Universo local.

A magnífica espiral NGC 4921 tem sido informalmente apelidada de anêmica devido a sua baixa taxa de formação de estrelas e de baixo brilho superficial. Visível na imagem acima é, a partir do centro, um núcleo brilhante, uma barra central brilhante, um anel proeminente de poeira escura, aglomerados azuis de estrelas recém-formadas, várias galáxias companheiras menores, sem interligação às galáxias no Universo distante, e as estrelas não relacionadas na nossa Via Láctea.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário