terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Descoberto exoplaneta gasoso com massa da Terra

Uma equipe internacional de astrônomos descobriu o mais leve exoplaneta a ter sua massa e tamanhos medidos.

ilustração do exoplaneta KOI-314c

© C. Pulliam & D. Aguilar (ilustração do exoplaneta KOI-314c)

O exoplaneta KOI-314c tem massa similar à da Terra, mas diâmetro 60% maior, o que indica que ele deve ter uma grande e gasosa atmosfera.

"Este planeta tem a mesma massa da Terra, mas certamente não é similar à Terra", diz David Kipping, do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, líder do estudo. "Isso prova que não há uma divisão clara entre planetas rochosos como a Terra e planetas leves como mundos de água ou gigantes gasosos."

A equipe usou dados do telescópio Kepler da NASA para estudar o KOI-314c, que orbita uma estrela anã vermelha a cerca de 200 anos-luz da Terra. Ele está bem perto de sua estrela progenitora e leva 23 dias para orbitá-la. Estima-se que o planeta tem uma temperatura de cerca de 104°C, o que seria quente demais para a vida como a conhecemos.

O KOI-314c é apenas 30% mais denso que a água. Isso indica que ele está envelopado em uma grande atmosfera de hidrogênio e hélio. Além disso, ele deve ter começado sua vida como um mini-Netuno, mas perdeu parte de sua atmosfera para a intensa radiação da estrela.

O segundo planeta do sistema, KOI-314b, é aproximadamente do mesmo tamanho do KOI-314C, mas significativamente mais denso, pesando cerca de quatro vezes mais do que a Terra. Ele orbita a estrela a cada 13 dias, o que significa que está em uma ressonância de 5 a 3 com o planeta exterior.

O exoplaneta KOI-314c foi descoberto por acaso pela equipe quando os dados do Kepler eram vasculhados para encontrar exoluas. O projeto Hunt for Exomoons with Kepler (HEK), liderado por Kipping, varre a trajetória de exoplanetas  por intermédio do telescópio Kepler à procura de variações de tempo de trânsito (TTV), que também pode ser uma assinatura de uma exolua.

Fonte: Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics

Nenhum comentário:

Postar um comentário