Por que o céu perto de Antares e Rho Ophiuchi é tão colorido?
© Tom O’Donoghue (Antares e Rho Ophiuchi)
As cores resultam de uma grande mistura de objetos e processos que ali ocorrem. A fina poeira iluminada pela frente a partir da luz estelar produz as nebulosas de reflexão azuis. As nuvens de gases que têm seus átomos excitados pela radiação ultravioleta produzem nebulosas de emissão. As nuvens de poeira iluminadas por trás bloqueiam a passagem da luz e por isso aparecem escuras. Antares, uma estela do tipo super gigante vermelha e uma das estrelas mais brilhantes do céu noturno ilumina as nuvens amarelo avermelhadas na parte central inferior da imagem. A estrela Rho Ophiuchi localiza-se no centro da nebulosa azul perto da parte superior da imagem. O distante aglomerado globular M4 é visível um pouco a direita da estrela Antares e na parte inferior esquerda da nuvem vermelha engolfando a estrela Sigma Scorpii. Essas nuvens estelares são na verdade mais coloridas do que nós podemos ver, emitindo luz através de todo o espectro eletromagnético.
Fonte: NASA
Vocês são mais exatos que a Matemática, e indiscutíveis sob quaisquer ponto de vista, pois permitam-me um momento de descontração.
ResponderExcluirCerto gozador e cômico Brasileiro, há algum tempo atrás, satirizou a precisão de algum foguete espacial lançado pelo Brasil... DO LANÇAMENTO A AMERISSAGEM HAVIA IMPRECISÕES GRITANTES... "A "amerrissagem" deverá acontecer, entre segunda ou quinta-feira, mais ou menos entre meio- dia ou meia-noite, a 500 milhas de Pago-Pago"... Se não chover.
Um forte abraço dos, "Anônimos da Poesia e da Arte".