quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Explorando as Antenas

A cerca de 60 milhões de anos-luz de distância na constelação austral do Corvo, duas grandes galáxias estão se colidindo.

As Antenas

© Federico Pelliccia/Rolf Wahl Olsen (As Antenas)

As estrelas nas duas galáxias, catalogadas como NGC 4038 e NGC 4039, muito raramente colidem no curso do cataclismo pesado, com duração de centenas de milhões de anos. Mas as suas grandes nuvens de gás molecular e poeira muitas vezes provocam episódios furiosos de nascimento de estrelas perto do centro dos escombros cósmicos.

Abrangendo cerca de 500.000 anos-luz, esta visão deslumbrante composta revela também novos aglomerados de estrelas e material arremessado para longe do local da fusão por forças de maré gravitacional. A notável imagem é um mosaico construído usando dados de pequenos e grandes telescópios terrestres para realçar as correntes de maré tênues e de grande escala, composta também com os núcleos brilhantes fotografados em excelente detalhe pelo telescópio espacial Hubble e o telescópio Subaru.

É claro, a aparência visual sugestiva das estruturas de grandes arcos dá ao par de galáxias seu nome popular: As Antenas.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário