segunda-feira, 23 de abril de 2018

Uma bela galáxia lenticular na constelação da Girafa

Este belo objeto, parecido com uma nuvem, pode não parecer muito com uma galáxia, sendo que ele não possui os braços bem definidos de uma galáxia espiral ou o bulbo avermelhado de uma galáxia elíptica, mas o objeto é conhecido como galáxia lenticular.

Stuck in the middle

© Hubble/A. Fillipenko (NGC 2655)

As galáxias lenticulares situam-se entre os tipos espiral e elíptico; elas têm uma forma de disco como as galáxias espirais, mas não formam mais um grande número de novas estrelas e, portanto, contêm apenas populações envelhecidas de estrelas, como as galáxias elípticas.

Esta galáxia, denominada NGC 2655, tem o núcleo extremamente luminoso, sendo classificada também como uma galáxia Seyfert: um tipo de galáxia ativa com linhas de emissão fortes e características. Acredita-se que esta luminosidade seja produzida à medida que a matéria é arrastada para o disco de acreção de um buraco negro supermassivo no centro da NGC 2655. A estrutura do disco externo da NGC 2655, por outro lado, parece mais calma, mas tem uma forma estranha. A dinâmica complexa do gás na galáxia sugere que ela pode ter tido um passado turbulento, incluindo fusões e interações com outras galáxias.

A NGC 2655 está localizada a cerca de 80 milhões de anos-luz de distância da Terra, na constelação de Camelopardalis (A Girafa). A Camelopardalis contém muitos outros objetos interessantes do céu profundo, incluindo o aglomerado estelar aberto NGC 1502, o elegante asterismo da Cascata de Kemble e a galáxia de explosão estelar NGC 2146.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário