sábado, 12 de maio de 2018

Um possível planeta em formação foi fotografado por acaso

Um grupo de astrônomos, liderada por pesquisadores holandeses da Universidade de Leiden, estava examinando o disco de poeira em torno da jovem estrela dupla CS Cha, quando viram um pequeno ponto na borda das suas imagens.

imagem infravermelha do binário CS Cha com o companheiro no círculo

© C. Ginski/SPHERE (imagem infravermelha do binário CS Cha com o companheiro no círculo)

O ponto é um pequeno planeta com apenas alguns milhões de anos, que se move juntamente com a estrela dupla. Ainda não está claro se é um super-Júpiter em formação ou uma anã marron.

Os pesquisadores suspeitam que é um planeta na sua infância que ainda está crescendo. Os astrônomos usaram o instrumento SPHERE no Very Large Telescope (VLT) do ESO no Chile.

A estrela binária CS Cha e o seu companheiro especial estão localizados a cerca de seiscentos anos-luz de distância da Terra numa região de formação estelar na direção da constelação do hemisfério sul de Camaleão. A estrela dupla tem apenas dois ou três milhões de anos. Os pesquisadores queriam estudar a estrela para procurar um disco de poeira e planetas em formação.

Durante a sua análise da estrela binária, os astrônomos viram um pequeno ponto na borda das suas imagens. Os cientistas mergulharam nos arquivos do telescópio e descobriram o ponto, mas muito mais tênue, também em fotografias com 19 anos obtidas pelo telescópio espacial Hubble e em fotografias com 11 anos do VLT. Graças a estas imagens antigas, foi possível identificar que o companheiro se move com o binário e que pertencem juntos.

Ainda não se sabe definitivamente o aspeto do companheiro e como foi formado. Os cientistas tentaram encaixar vários modelos nas observações, mas não há plena certeza. O companheiro pode ser uma pequena estrela anã marron, mas também pode ser um super-Júpiter.

O autor principal Christian Ginski explica: "A parte mais emocionante é que a luz do companheiro é altamente polarizada. Esta preferência na direção da polarização geralmente ocorre quando a luz é espalhada ao longo do caminho. Nós suspeitamos que o companheiro esteja rodeado pelo seu próprio disco de poeira. A parte complicada é que o disco bloqueia grande parte da luz e é por isso que dificilmente podemos determinar a massa do companheiro. De modo que pode ser uma anã marron, mas também um super-Júpiter em formação. Os modelos clássicos de formação planetária não nos conseguem ajudar."

No futuro, os pesquisadores querem examinar o binário e o companheiro em mais detalhe. Pretendem usar o telescópio internacional ALMA situado no planalto Chajnantor dos Andes Chilenos.

Em breve será publicado um artigo aceito pela revista Astronomy & Astrophysics.

Fonte: Leiden University

Nenhum comentário:

Postar um comentário