segunda-feira, 3 de junho de 2019

O Quinteto de Stephan

Quando estas grandes galáxias começaram a dançar?


© Hubble/Daniel Nobre (Quinteto de Stephan)

Realmente apenas quatro das cinco do Quinteto de Stephan estão interligadas em uma dança cósmica de repetidos encontros imediatos a cerca de 300 milhões de anos-luz de distância. A quatro das galáxias do Quinteto de Stephan formam uma associação física, chamada de Grupo Compacto de Hickson 92.

A galáxia singular é fácil de ser detectada nesta imagem recentemente processada pelo telescópio espacial Hubble; as galáxias interagindo, NGC 7319, 7318B, 7318A e 7317 (da esquerda para a direita), têm um formato amarelado mais dominante. Elas também tendem a ter caudas distorcidas, cultivadas sob a influência de marés gravitacionais perturbadoras.
 
A galáxia predominantemente azulada, a grande NGC 7320 na parte inferior esquerda, está em primeiro plano a cerca de 40 milhões de anos-luz de distância, e por isso não faz parte do grupo em interação. Dados e modelagem indicam que o NGC 7318B é um intruso relativamente novo.
 
A NGC 7320 indica um pequeno desvio para o vermelho (790 km/s) enquanto os outros membros do grupo apresentam um grande desvio para o vermelho (6.600 km/s). Como o desvio para o vermelho é proporcional à distância, a NGC 7320 está a aproximadamente 39 milhões de anos-luz da Terra, uma distância bem menor que os 210-340 milhões de anos-luz das outras quatro galáxias.

Um recém-descoberto halo de velhas estrelas vermelhas em torno do Quinteto de Stephan indica que pelo menos algumas destas galáxias começaram a se enredar por mais de um bilhão de anos.
 
O Quinteto de Stephan foi descoberto por Édouard Stephan em 1877, no Observatório de Marselha. Ele é visível com um telescópio de tamanho moderado em direção à constelação de Cavalo Alado (Pegasus).

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário