sábado, 15 de fevereiro de 2020

Cientistas descobrem o "planeta gigante bebê" mais próximo

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Rochester descobriram um planeta massivo recém-nascido mais próximo da Terra do que qualquer outro com a mesma tenra idade encontrado até hoje.


© NASA/JPL-Caltech (ilustração de exoplaneta massivo em órbita de estrela jovem e fria)

Este planeta gigante bebê, chamado 2MASS 1155-7919 b, está localizado na Associação Epsilon Chamaeleontis e fica a apenas 330 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar.

A descoberta fornece aos pesquisadores uma nova e interessante maneira de estudar como os gigantes gasosos se formam.

"O objeto escuro e frio que encontramos é muito jovem e tem apenas 10 vezes a massa de Júpiter, o que significa que provavelmente estamos olhando para um planeta jovem, talvez ainda no meio da formação," disse Annie Dickson-Vandervelde, autora principal e estudante de doutoramento em ciências astrofísicas de West Columbia. "Embora já tenham sido descobertos muitos outros planetas graças à missão Kepler e a outras como ela, quase todos são planetas 'antigos'. Este é também apenas o quarto ou quinto exemplo de um planeta gigante tão longe da sua estrela progenitora, e os teóricos estão lutando para explicar como se formaram ou como acabaram nessa posição."

Os cientistas usaram dados do observatório espacial Gaia para fazer a descoberta. O planeta gigante bebê orbita uma estrela com apenas 5 milhões de anos, mil vezes mais jovem do que o nosso Sol. O planeta orbita a sua estrela a 600 vezes a distância Terra-Sol. Como este planeta jovem e gigante pode ter ficado tão longe da sua jovem estrela hospedeira é um mistério. Os autores esperam que observações de acompanhamento ajudem os astrônomos a entender como planetas massivos podem acabar em órbitas tão largas.

A descoberta foi publicada na revista Research Notes of the American Astronomical Society.

Fonte: Rochester Institute of Technology

Nenhum comentário:

Postar um comentário