terça-feira, 11 de fevereiro de 2020

Galáxia de braços abertos

A galáxia espiral NGC 2008 fica no centro da cena, seus braços espirais fantasmagóricos se espalhando em nossa direção, nesta imagem captada pelo telescópio espacial Hubble.


© Hubble (NGC 2008)

Esta galáxia está localizada a cerca de 425 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Pictor. Foi descoberta em 1834 pelo astrônomo John Herschel, a NGC 2008 é classificada como uma galáxia tipo Sc na sequência do Hubble, um sistema usado para descrever e classificar as várias morfologias das galáxias. O "S" indica que a NGC 2008 é uma espiral, enquanto o "c" significa que possui uma protuberância central relativamente pequena e braços espirais abertos. As galáxias espirais com protuberâncias centrais maiores tendem a ter braços mais apertados e são classificadas como galáxias Sa, enquanto as intermediárias são classificadas como tipo Sb.

As galáxias espirais são onipresentes em todo o cosmos, compreendendo mais de 70% de todas as galáxias observadas, incluindo a nossa, a Via Láctea. Estas coleções grandiosas e em espiral de bilhões de estrelas estão entre as vistas mais maravilhosas que foram captadas por telescópios como o Hubble e estão firmemente embutidas na iconografia astronômica.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário