segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

A conjunção de Júpiter e Saturno

No início da noite de hoje, os planetas Júpiter e Saturno se alinharão tão perfeitamente que parecerão formar um único corpo celeste, no ápice de um movimento raro.

© NASA (conjunção de Júpier e Saturno)

Um verdadeiro espetáculo brilhante no céu, que será visível a olho nu na maior parte do mundo, com o céu limpo, cerca de uma hora após o pôr do Sol. Por uma coincidência, o incrível fenômeno poderá ser apreciado no mesmo dia do solstício de verão no Hemisfério Sul, perto do Natal o que rendeu o apelido de "Estrela de Belém". 

Após o ápice da conjunção, nesta segunda-feira, também poderemos seguir acompanhando os planetas se distanciando nos próximos dias, de forma gradual, sempre observando o céu próximo do pôr do Sol. 

Os planetas Júpiter e Saturno se cruzam de maneira regular a aproximadamente cada 20 anos, mas não de maneira tão próxima e visível. Em maio de 2000, por exemplo, houve uma conjunção, mas os planetas estavam muito próximos do Sol para serem visíveis no momento do encontro. 

Um pouco antes do amanhecer de 4 de março de 1226 ocorreu um alinhamento mais próximo entre estes objetos. O alinhamento mais próximo entre séculos aparecerá com apenas um décimo de grau de diferença e durará alguns dias. Hoje, eles aparecerão tão próximos que um dedo mínimo no comprimento do braço cobrirá facilmente os dois planetas no céu. De nosso ponto de vista na Terra, os gigantescos planetas aparecerão muito próximos, mas permanecerão separados por centenas de milhões de quilômetros no espaço. 

Em 1610, o astrônomo italiano Galileo Galilei apontou seu telescópio para o céu noturno, descobrindo as quatro luas de Júpiter: Io, Europa, Ganimedes e Calisto. No mesmo ano, Galileu também descobriu uma estranha forma oval em torno de Saturno, que observações posteriores determinaram ser seus anéis. Estas descobertas mudaram a forma como as pessoas entendiam os confins de nosso Sistema Solar. Treze anos depois, em 1623, os dois maiores planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno, se encontraram durante seus movimentos pelo céu. Júpiter alcançou e ultrapassou Saturno, em um evento astronômico conhecido como “Grande Conjunção”. 

Para observar o fenômeno, encontre um local com uma visão desobstruída do céu, como um campo ou parque. Júpiter se parecerá mais brilhante do que Saturno, mas podem ser vistos até mesmo da maioria das cidades. Uma hora após o pôr do sol, olhe para o céu do sudoeste. Os planetas podem ser vistos a olho nu, mas se você tiver binóculos ou um pequeno telescópio, poderá ver as quatro grandes luas de Júpiter orbitando o planeta gigante. A conjunção será visível por mais tempo para quem estiver mais próximo do Equador.

Depois do encontro de 2020, o evento seguinte com proximidade semelhante acontecerá só em 15 de março de 2080, e o seguinte ocorrerá somente em 2400. Veja outros detalhes em: A próxima conjunção entre Júpiter e Saturno.

Caso o céu de sua região esteja nublado ou poluído de forma a impedir a visão do evento celestial, várias transmissões ao vivo estarão disponíveis. Por exemplo, o Observatório Lowell, no Arizona, mostrará o fenômeno ao vivo pelo YouTube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário