terça-feira, 2 de agosto de 2022

Nova imagem espetacular da galáxia Cartwheel

O telescópio espacial James Webb da NASA examinou o caos da galáxia Cartwheel, revelando novos detalhes sobre a formação de estrelas e o buraco negro central da galáxia.

© NASA (galáxia Cartwheel)

O poderoso olhar infravermelho do Webb produziu esta imagem detalhada da galáxia Cartwheel e duas galáxias companheiras menores contra um plano de fundo de muitas outras galáxias. 

Esta imagem fornece uma nova visão de como a Galáxia Cartwheel mudou ao longo de bilhões de anos. Ela está localizada a cerca de 500 milhões de anos-luz de distância na constelação do Escultor, é uma visão rara. Sua aparência, muito parecida com a da roda de uma carroça, é resultado de um evento intenso, uma colisão em alta velocidade entre uma grande galáxia espiral e uma galáxia menor não visível nesta imagem.

Colisões de proporções galácticas causam uma cascata de eventos diferentes e menores entre as galáxias envolvidas; a galáxia Cartwheel não é exceção. A colisão afetou principalmente a forma e a estrutura da galáxia. A galáxia ostenta dois anéis, um anel interno brilhante e um anel colorido circundante. Estes dois anéis se expandem para fora do centro da colisão, como ondulações em um lago depois que uma pedra é atirada nele.

Por causa destas características distintas, é definida como “galáxia em anel”, uma estrutura menos comum do que galáxias espirais como a nossa Via Láctea. O núcleo brilhante contém uma tremenda quantidade de poeira quente, sendo as áreas mais brilhantes o lar de gigantescos aglomerados de estrelas jovens. Por outro lado, o anel externo, que se expandiu por cerca de 440 milhões de anos, é dominado pela formação de estrelas e supernovas.

À medida que este anel se expande, ele penetra no gás circundante e desencadeia a formação de estrelas. Outros telescópios, incluindo o telescópio espacial Hubble, já examinaram a galáxia Cartwheel. Mas a dramática galáxia está envolta em mistério, talvez literalmente, dada a quantidade de poeira que obscurece a visão. O Webb, com sua capacidade de detectar luz infravermelha, agora revela novas percepções sobre a natureza da galáxia. 

A Near-Infrared Camera (NIRCam), o principal gerador de imagens do Webb, olha na faixa do infravermelho próximo de 0,6 a 5 mícrons, vendo comprimentos de onda cruciais de luz que podem revelar ainda mais estrelas do que as observadas na luz visível. Isto ocorre porque estrelas jovens, muitas das quais estão se formando no anel externo, são menos obscurecidas pela presença de poeira quando observadas na luz infravermelha.

Nesta imagem, os dados da NIRCam são coloridos em azul, laranja e amarelo. A galáxia exibe muitos pontos azuis individuais, que são estrelas individuais ou bolsões de formação estelar. A NIRCam também revela a diferença entre a distribuição ou forma suave das populações estelares mais antigas e a poeira densa no núcleo em comparação com as formas aglomeradas associadas às populações estelares mais jovens fora dele.

Aprender detalhes mais sutis sobre a poeira que habita a galáxia, no entanto, requer o Mid-Infrared Instrument (MIRI) da Webb. Ele revela regiões dentro da galáxia Cartwheel ricas em hidrocarbonetos e outros compostos químicos, bem como poeira de silicato, como grande parte da poeira da Terra. Estas regiões formam uma série de raios em espiral que formam essencialmente o esqueleto da galáxia. Estes raios são evidentes em observações anteriores do Hubble divulgadas em 2018, mas se tornam muito mais proeminentes através do Webb.

As observações de Webb ressaltam que a galáxia Cartwheel está em um estágio muito transitório. A galáxia, que presumivelmente era uma galáxia espiral normal como a Via Láctea antes de sua colisão, continuará se transformando. Enquanto o Webb nos dá um instantâneo do estado atual da galáxia Cartwheel, ele também fornece informações sobre o que aconteceu com esta galáxia no passado e como ela evoluirá no futuro. 

Fonte: Space Telescope Science Institute

Nenhum comentário:

Postar um comentário