sexta-feira, 12 de agosto de 2022

Fusão explosiva captada em comprimentos de onda milimétricos

Recorrendo ao ALMA (Atacama Large Millimeter/submillimeter Array), os cientistas registaram pela primeira vez radiação milimétrica proveniente de uma explosão provocada pela fusão de uma estrela de nêutrons com outra estrela.

© ESO / M. Weiss (ilustração da fusão de estrela de nêutrons com outra estrela)

A equipe também confirmou este flash de luz como uma das explosões de raios gama de curta duração mais energéticas, deixando para trás dos brilhos remanescentes ultravioleta mais luminosos alguma vez registados. 

 As explosões de raios gama ("gamma-ray burst", ou GRB) são as explosões mais brilhantes e energéticas do Universo, capazes de emitir mais energia numa questão de segundos do que o nosso Sol emitirá durante toda a sua vida. 

A GRB 211106A pertence a uma subclasse de GRBs conhecida como explosões de raios gama de curta duração. Estas explosões são responsáveis pela criação dos elementos mais pesados do Universo, como a platina e o ouro, e resultam da fusão catastrófica de sistemas binários contendo uma estrela de nêutrons. Estas fusões ocorrem devido à radiação de ondas gravitacionais, que removem energia da órbita das estrelas binárias, fazendo com que as estrelas espiralem uma em direção à outra. A explosão resultante é acompanhada por jatos que se movem a uma velocidade próxima da velocidade da luz. Quando um destes jatos aponta na direção da Terra, observamos um curto pulso de raios gama ou um GRB de curta duração. 

Um GRB de curta duração geralmente dura apenas alguns décimos de segundo. Os cientistas procuram então um brilho remanescente, uma emissão de radiação provocada pela interação dos jatos com o gás circundante. Mesmo assim, são difíceis de detectar; apenas meia-dúzia de GRBs de curta duração foram detectados no rádio, e até agora nenhum tinha sido detectado em comprimentos de onda milimétricos.

Os brilhos remanescentes dos GRBs de curta duração são muito luminosos e energéticos. Mas estas explosões ocorrem em galáxias distantes, o que significa que a luz delas proveniente pode ser bastante tênue para os telescópios na Terra. Antes do ALMA, os telescópios milimétricos não eram suficientemente sensíveis para a detecção destes brilhos remanescentes. 

Tendo ocorrido quando o Universo tinha apenas 40% da sua idade atual, a GRB 211106A não é exceção. A luz desta explosão de raios gama de curta duração foi tão fraca que, apesar das primeiras observações de raios X com o Observatório Neil Gehrels Swift da NASA registrarem a explosão, a galáxia hospedeira era indetectável naquele comprimento de onda e não foi possível determinar exatamente a origem da explosão.

Uma quantidade significativa de poeira na área também obscurecia o objeto da detecção em observações ópticas com o telescópio espacial Hubble. Cada comprimento de onda acrescentou uma nova dimensão à compreensão dos cientistas deste GRB, e o milímetro, em particular, foi fundamental para desvendar melhor sobre a explosão. As observações do Hubble revelaram um campo imutável de galáxias. A sensibilidade inigualável do ALMA permitiu identificar com mais precisão a localização do GRB neste campo e acabou por ter origem em outra galáxia tênue, que se encontra mais longe. Isto, por sua vez, significa que esta explosão de raios gama de curta duração é ainda mais poderosa, tornando-a uma das mais luminosas e energéticas de que há registo. 

Com o telescópio espacial James Webb será possível obter um espectro da galáxia hospedeira e conhecer facilmente a distância e, no futuro, também poderá captar os brilhos remanescentes infravermelhos e estudar a sua composição. Com a nova geração do VLA, será possível estudar a estrutura geométrica dos brilhos remanescentes e o combustível de formação estelar encontrado nos seus ambientes hospedeiros com um detalhe sem precedentes.

Os resultados serão publicados numa edição futura do periódico The Astrophysical Journal Letters.

Fonte: National Radio Astronomy Observatory

Nenhum comentário:

Postar um comentário