segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

A primeira imagem direta de anã marrom em órbita de estrela das Híades

Uma equipe de astrônomos, usando dois Observatórios Maunakea no Havaí - o Observatório W. M. Keck e o telescópio Subaru - fotografou uma anã marrom em órbita de HIP 21152, uma jovem estrela parecida com o Sol no aglomerado das Híades.


© W. M. Keck Observatory / Subaru (anã marrom HIP 21152 B)

Quatro imagens diretas da anã marrom HIP 21152 B, captadas utilizando o telescópio Subaru e o Observatório W. M. Keck. A estrela hospedeira está escondida nas imagens (como notado pelo ícone da estrela amarela) e a anã marrom companheira está dentro do círculo.

Localizado a apenas 150 anos-luz de distância, o aglomerado estelar das Híades é o mais próximo da Terra e pode ser visto na direção da constelação de Touro, o seu padrão em forma de V é visível a olho nu. Dado que este grupo de estrelas jovens nasceu quase ao mesmo tempo, o aglomerado das Híades atraiu a atenção dos astrônomos como um importante alvo para o estudo da evolução das estrelas e planetas. 

A anã marrom recentemente encontrada neste aglomerado, chamada HIP 21152 B, é a primeira companheira subestelar confirmada de uma estrela da sequência principal nas Híades descoberta através de imagens diretas.

A sua massa é semelhante à de um planeta gigante, entre 22 a 36 massas de Júpiter. Este resultado pode fornecer uma importante pista para compreender as atmosferas de planetas gigantes e de anãs marrons com base em como e em quando apresentam características atmosféricas semelhantes às observadas nos planetas dos sistemas HR 8799 e HIP 21152 B.

As anãs marrons têm massas que se situam entre as de um planeta e de uma estrela; são mais massivas do que os planetas, mas não tão massivas como as estrelas. Estes objetos subestelares são úteis para estudar a evolução e as atmosferas dos planetas gigantes porque se espera que os planetas semelhantes a Júpiter e as anãs marrons mais leves tenham características semelhantes. As anãs marrons flutuam sozinhas no espaço ou orbitam outras estrelas. 

Embora já tenham sido encontradas milhares de anãs marrons desde a primeira descoberta em 1995, mas elas como companheiras são raras, com uma frequência de apenas algumas por cada 100 estrelas. Por esta razão, os astrônomos têm tentado estabelecer uma forma eficiente de encontrar anãs marrons companheiras. 

A equipe obteve a massa de HIP 21152 B calculando a sua órbita usando um total de quatro imagens diretas captadas usando os sistemas SCExAO (Subaru Coronagraphic Extreme Adaptive Optics) e CHARIS (Coronagraphic High Angular Resolution Imaging Spectrograph) do telescópio Subaru, bem como as ópticas adaptativas do Observatório W. M. Keck emparelhadas com a sua câmara NIRC2 (Near-Infrared Camera), de segunda geração.

Os pesquisadores também obtiveram espectros da anã marrom mostrando que a atmosfera de HIP 21152 B está transitanto entre uma anã marrom do "Tipo L" para uma anã marrom do "Tipo T", o que significa que está ficando mais fria, com uma temperatura de 1.200 a 1.300 K.

Curiosamente, a anã marrom tem um espectro semelhante ao famoso sistema HR 8799, que é o primeiro sistema exoplanetário a ser fotografado utilizando dois Observatórios de Maunakea: o Observatório W. M. Keck e o Observatório Gemini. 

O estudo, liderado pelo Centro de Astrobiologia do NINS (National Institutes of Natural Sciences) e pelo NAOJ (National Astronomical Observatory of Japan), foi publicado no periódico The Astrophysical Journal Letters

Fonte: W. M. Keck Observatory

Nenhum comentário:

Postar um comentário