sexta-feira, 12 de abril de 2024

Totalidade do Ecplise Solar Total

As contas de Baily aparecem frequentemente nos limites da fase total de um eclipse do Sol.

© Daniel Korona (Eclipse Solar Total)

Pérolas de luz solar ainda brilhando através de lacunas no terreno acidentado ao longo da silhueta lunar, sua aparência é registrada nesta dramática composição de lapso de tempo.

As contas de Baily, nomeadas em homenagem ao astrônomo Francis Baily, são um tipo de fenômeno óptico dos eclipses solares totais e anulares. Trata-se de “pontos” brilhantes ao redor da sombra da Lua devido ao terreno irregular da superfície lunar. A Lua é coberta de crateras que, além de profundas, também possuem verdadeiras montanhas ao seu redor, formando suas bordas. Essas estruturas aparecem ao redor do disco lunar em imagens ampliadas do eclipse. 

A cromosfera, parte da atmosfera solar que pode ser observada em eclipses totais e anulares, se destaca ao atravessar entre as elevações da borda lunar, criando um efeito colorido em fotografias. Então, as contas de Baily vão desaparecendo atrás da sombra lunar, até restar uma fina borda avermelhada formada pela cromosfera solar, anunciando a totalidade que virá a seguir. 

Apesar de ter origem no mesmo fenômeno que cria as contas de Baily, o anel de diamante é algo diferente, porque ocorre quando apenas uma das contas de luz permanece visível. Enquanto a sombra da Lua avança para cobrir o Sol por completo, as contas desaparecem gradualmente até a última delas se transformar em um ponto brilhante. Junto, dela, surge um arco luminoso. O efeito espetacular e breve ganhou o nome de anel de diamante e é o indicador de que a totalidade (o ápice de um eclipse total ou anular) está prestes a acontecer.

A série de imagens segue a borda da Lua do início ao fim da totalidade durante o eclipse solar de 8 de abril em Durango, no México. Elas também captam proeminências rosadas de plasma formando arcos bem acima da borda do Sol ativo. Um dos primeiros locais da América do Norte visitados pela sombra da Lua em 8 de abril, a totalidade em Durango durou cerca de 3 minutos e 46 segundos.

O próximo eclipse solar total acontecerá no dia 12 de agosto de 2026 e não será visível no Brasil. Sua rota de totalidade passará pelo norte da Espanha, por Portugal, pela Islândia, pela Groelândia e pela Rússia. O próximo eclipse solar total visível no Brasil está previsto para 12 de agosto de 2045.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário