terça-feira, 17 de setembro de 2024

Eclipse parcial da Lua poderá ser visto hoje

Um eclipse parcial da Lua acontece nesta terça-feira (17) e poderá ser visualizado por espectadores de todo o país.

© ON (eclipse parcial da Lua)

O fenômeno, que também será visível na América do Norte (exceto no Alasca), na Europa, em grande parte da África, da Ásia Ocidental e partes da Antártida, acontece quando o satélite natural e o Sol estão em lados opostos da Terra. 

Um eclipse parcial da Lua ocorre quando apenas uma parte da Lua passa pela sombra escura da Terra, ficando parcialmente escura à noite. Esta sombra é caracterizada pela umbra e penumbra. A umbra é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol. Já a penumbra é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol. Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral e quando ela vai entrando na umbra temos o parcial. Já o total acontece quando ela está totalmente mergulhada na umbra.

No caso desta noite, por exemplo, apenas 3,5% (em média) da sua área de disco será encoberta, parecendo apenas uma sutil "mordida" da superfície lunar. Como todo eclipse da Lua acontece na Lua Cheia e como ela fica a noite inteira no céu (ela nasce quando o Sol se põe e se põe quando o Sol nasce), então a condição é que seja noite no local que você está no horário do eclipse. No ápice do eclipse a Lua estará bem alta, propiciando a visualização do eclipse, desde que não haja nuvens na frente da Lua.

O eclipse parcial da Lua desta será visto em todo o Brasil. No horário de Brasília teremos:

  • Início do eclipse penumbral às 21:41:07 (não visível a olho nu)
  • Início do eclipse parcial às 23:12:58 
  • Máximo do eclipse parcial às 23:44:18 
  • Fim do eclipse parcial já no dia 18 às 00:15:38 
  • Fim do eclipse penumbral no dia 18 às 01:47:27 (não visível a olho nu)
É interessante notar que eclipses da Lua e eclipses do Sol acontecem em sequência. Isto se deve ao fato do plano de órbita da Lua ser inclinado em relação ao plano de órbita da Terra, de aproximadamente 5 graus. Em sequência ao eclipse da Lua, haverá o eclipse anular do Sol em 2 de outubro.

Como o céu poderá estar nublado ou prejudicado pela fumaça das queimadas em algumas localidades do Brasil, é possível que a visibilidade a olho nu seja desfavorecida. Neste caso, o fenômeno poderá ser acompanhado em tempo real pela internet. Às 21h30 o Observatório Nacional (ON) realizará uma transmissão ao vivo do eclipse parcial. Acesse: ON

Fonte: Observatório Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário