terça-feira, 24 de setembro de 2024

Nova imagem melhorada da galáxia IC 1954

A galáxia espiral IC 1954, localizada a 45 milhões de anos-luz da Terra na constelação Horologium, é a estrela nesta imagem telescópio espacial Hubble.

© Hubble (IC 1954)

Ela ostenta uma barra brilhante em seu núcleo, dois braços espirais principais majestosamente sinuosos e nuvens de poeira escura sobre ela. Uma imagem desta galáxia foi lançada anteriormente em 2021; a imagem atual é totalmente nova e agora inclui dados H-alfa.

A cobertura aprimorada de nebulosas formadoras de estrelas, que são emissoras proeminentes da luz vermelha H-alfa, pode ser vista nas numerosas manchas brilhantes e rosadas no disco da galáxia. Curiosamente, alguns astrônomos postulam que a "barra" da galáxia é, na verdade, uma região energética de formação de estrelas que por acaso fica sobre o centro galáctico. 

Os novos dados apresentados nesta imagem vêm de um programa para estender a cooperação entre vários observatórios: o telescópio espacial Hubble, o telescópio espacial infravermelho James Webb e o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, um radiotelescópio terrestre. 

Ao pesquisar a IC 1954 e mais de cinquenta outras galáxias próximas em luz de rádio, infravermelha, óptica e ultravioleta, os astrônomos pretendem rastrear e reconstruir completamente o caminho que a matéria percorre através das estrelas e do gás e poeira interestelar em cada galáxia.

As capacidades de observação do Hubble formam uma parte importante desta pesquisa: ele pode captar estrelas mais jovens e aglomerados de estrelas quando eles são mais brilhantes em comprimentos de onda ultravioleta e ópticos, e seu filtro H-alfa rastreia efetivamente a emissão de nebulosas. O conjunto de dados resultante formará um tesouro de pesquisas sobre a evolução de estrelas em galáxias, que o Webb desenvolverá à medida que continua suas operações científicas no futuro.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário