sexta-feira, 8 de junho de 2018

Encontrada galáxia inalterada desde o início do Universo

Pesquisadores do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC) confirmam a primeira detecção de uma relíquia galáctica com o telescópio espacial Hubble.

NGC 1277

© Hubble (NGC 1277)

Há um cálculo que sugere que apenas uma em mil galáxias massivas é uma relíquia do Universo primitivo, conservando intactas as propriedades que tinha quando foi formada há milhares de milhões de anos.

Por esta razão, quando os pesquisadores do Instituto de Astrofísica de Canárias (IAC) e da Universidade de La Laguna (ULL), Michael Beasley e Ignacio Trujillo localizaram esta raridade, usaram o telescópio espacial Hubble para observar os aglomerados globulares em torno dela, e assim confirmar o que tinha sido sugerido pelas observações que eles tinham feito com telescópios terrestres.

Os aglomerados globulares são grupos de estrelas que orbitam ao redor de galáxias e foram formados com as galáxias no nascimento.

Existem dois tipos de populações de aglomerados globulares: os vermelhos, que nascem em galáxias massivas, que são encontrados mais perto de seus centros e têm maior conteúdo de elementos pesados ​​do que de hélio, e os azuis, que têm uma fração menor de metais e que são encontrados em torno de galáxias massivas como consequência da absorção de galáxias menores.

A análise destes aglomerados ajuda a fornecer informações sobre a história das galáxias.

Os resultados da pesquisa mostraram que a galáxia NGC 1277 possui apenas o aglomerado globular vermelho que se formou junto com ela durante o período de formação. Desde então, permaneceu inalterado. A galáxia NGC 1277 é composta por um bilhão de estrelas.

“Os sistemas de aglomerados globulares são muito sensíveis à história da formação de galáxias. Esta é a primeira vez que uma galáxia tão massiva foi observada com tão poucos aglomerados globulares azuis,” explica Michael Beasley.

É na zona central do Aglomerado Perseu, a maior concentração de galáxias perto da Via Láctea, e sua proximidade relativa, 70 Mpc (1 Megaparsec = 225 milhões de anos-luz) torna o objeto ideal para analisar as propriedades de uma galáxia que permaneceu essencialmente inalterada desde os primeiros dias do Universo.

Quando esta galáxia nasceu, deu origem a 1.000 estrelas por ano, enquanto, para comparação, a Via Láctea está formando apenas uma estrela por ano.

O motivo que esta galáxia massiva manteve sua forma e composição originais inalteradas durante todo este tempo é porque se formou como um satélite da galáxia central do aglomerado Perseu, que absorveu qualquer material que pudesse ter caído sobre a NGC 1277 e fez com que evoluísse de forma diferente. Ela orbita a galáxia central agora, a uma velocidade de 1.000 quilômetros por segundo.

Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature.

Fonte: Instituto de Astrofísica de Canarias

Nenhum comentário:

Postar um comentário