sábado, 27 de agosto de 2011

Detectada supernova perto da galáxia M101

Uma equipe de astrônomos internacionais relatou a explosão da estrela mais próxima já vista nas últimas quatro décadas, oferecendo para nós uma ideia quão violenta é a morte de uma estrela.
galáxia M101
© Rick Johnson (galáxia M101)
A supernova, denominada SN PTF11kly, está localizada na Galáxia do Cata-Vento, a M101, que está aproximadamente a 21 milhões de anos-luz de distância da Terra, e pertence a um tipo de supernova vastamente observado chamado de Tipo Ia de supernovas ou de estrelas explosivas.
supernova SN PTF11kly na galáxia M101
© B J Fulton (supernova SN PTF11kly na galáxia M101)
“A melhor hora para ver essa estrela moribunda será logo após o anoitecer dentro de uma semana para os moradores do hemisfério norte, disse o astrônomo da Universidade de Oxford, Mark Sullivan. “Você precisa ir para um local longe da poluição luminosa, com um bom par de binóculos, embora pequenos telescópios sejam a melhor escolha”.
Esse Tipo Ia de explosão estelar é normalmente usado como um padrão astronômico para se definir com qual velocidade as galáxias distantes estão se afastando umas das outras, tais observações levaram à descoberta de que o Universo está se expandindo de forma acelerada, cujo fenômeno deve-se ao efeito da energia escura que age como uma força anti-gravitacional nas vastas distâncias do Universo.
Os astrofísicos atualmente possuem várias incertezas sobre o mecanismo exato que dispara a formação desse tipo de supernova, podendo ser resultado ou da fusão de duas estrelas gêmeas ou da captura de gás de uma estrela por outra.
Fonte: Universe Today

Nenhum comentário:

Postar um comentário