terça-feira, 15 de outubro de 2013

Exoplaneta solitário sem estrela

Astrônomos anunciaram a descoberta de um planeta solitário fora do Sistema Solar, flutuando sozinho no espaço e sem girar na órbita de uma estrela.

ilustração mostra o exoplaneta PSO J318.5-22

© MPIA (ilustração mostra o exoplaneta PSO J318.5-22)

Chamado PSO J318.5-22, o planeta está apenas a 80 anos-luz da Terra e tem seis vezes a massa de Júpiter. Formado há 12 milhões de anos, ele é considerado novo entre os seus pares.

"Nunca tínhamos visto um objeto flutuando livremente no espaço com esse aspecto. Tem todas as características dos jovens planetas descobertos ao redor de outras estrelas, mas vagueia completamente só", disse o chefe da equipe de pesquisadores, Michael Liu, do Instituto de Astronomia da Universidade do Havaí, em Manoa. "Questionei-me muitas vezes se esses objetos solitários existiriam e agora sabemos que sim", acrescentou.

Os pesquisadores acreditam que o novo planeta tenha uma massa mais leve que a dos demais corpos que flutuam livremente.

Durante a última década, os cientistas descobriram cerca de mil planetas extrassolares, mas apenas meia dúzia foi observada diretamente, já que muitos giram em torno de jovens estrelas, a menos de 200 milhões de anos e emitem muita luz.

O trabalho foi publicado no Astrophysical Journal Letters.

Fonte: Universidade do Havaí

3 comentários:

  1. Gostaria de saber o nome da estrela, não planeta pois pisca, que aparece ao leste pouco antes do nascer do nosso Sol.

    ResponderExcluir
  2. A estrela mais brilhante no céu de inverno no hemisfério sul antes do alvorecer é Sirius. Mas, a estrela Procyon está mais próxima do horizonte neste momento.

    ResponderExcluir
  3. OOObrigado...Angelo. Irei agora ao Google Earth conhecer minha amiga Procyon.

    ResponderExcluir