domingo, 6 de outubro de 2013

A galáxia ativa NGC 1275

A galáxia ativa NGC 1275 é o membro central e dominante do grande e relativamente próximo ao aglomerado de galáxias de Perseus.

galáxia NGC 1275

© Hubble (galáxia NGC 1275)

Com uma aparência selvagem nos comprimentos de onda da luz visível, a galáxia ativa também é uma prodigiosa fonte de raios X e de emissão de rádio. A NGC 1275 acresce matéria enquanto galáxias inteiras caem dentro dela, em última análise alimentando um buraco negro supermassivo localizado no centro da galáxia. Essa imagem colorida acima, recriada dos dados de arquivo do telescópio espacial Hubble, destaca os detritos galácticos resultantes e os filamentos de gás brilhante, com cerca de 20.000 anos-luz de comprimento. Os filamentos persistem na NGC 1275 mesmo apesar da turbulência de colisões que deveriam destruí-los.

O que mantém os filamentos juntos?

Observações indicam que as estruturas, empurradas para fora do centro da galáxia pela atividade do buraco negro, são mantidas juntos por meio de campos magnéticos. Também conhecida como Perseus A a NGC 1275 se espalha por mais de 100.000 anos-luz e localiza-se a aproximadamente 230 milhões de anos-luz de distância da Terra.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário