A figura dominante no centro dessa nova imagem do Hubble é uma galáxia conhecida como MCG-03-04-014. Ela pertence a uma classe de galáxias, chamada de galáxias luminosas infravermelhas, galáxias que são incrivelmente brilhantes na parte infravermelho do espectro.
© Hubble (galáxia MCG-03-04-014)
A luminosidade de uma galáxia luminosa infravermelha é 100 bilhões de vezes maior do que o nosso Sol. O status dessa galáxia como uma galáxia luminosa infravermelha faz dela parte de uma interessante questão astronômica: explosões de estrelas versus monstros, um debate sobre como essas galáxias são energizadas. Por que elas são tão luminosas em infravermelho? Isso se deve à recente explosão de formação de estrelas, ou a um monstruoso e enfurecido buraco negro no seu centro, ou a uma mistura dos dois? A resposta ainda não é clara.
Essa nova imagem da MCG-03-04-014 mostra brilhantes regiões de formação de estrelas pontuadas através de toda a galáxia, com linhas escuras de poeira obscurecendo um brilhante bulbo central. A galáxia parece mostrar evidências de estar corrompida, na parte superior da galáxia é possível ver filamentos brilhantes cruzando o espaço, mas a parte inferior é suave e arredondada. Essa aparência assimétrica implica que outro objeto está interferindo na galáxia e distorcendo sua simetria.
Fonte: ESA
Nenhum comentário:
Postar um comentário