sábado, 14 de março de 2015

Descoberto nove novos satélites da Via Láctea

Usando os dados do Dark Energy Survey (DES) astrônomos descobriram nove novos satélites da Via Láctea.

Nuvens de Magalhães e os novos satélites

© V. Belokurov/S. Koposov/M. Putman (Nuvens de Magalhães e os novos satélites)

Com base nas propriedades morfológicas, três dos novos satélites são galáxias anãs, uma das quais está situada na periferia da Via Láctea. Os restantes seis objetos têm tamanhos e luminosidades comparáveis ​​a uma galáxia anã muito tênue chamada Segue 1 e poderia ser tanto galáxias anãs ou aglomerados globulares.
"A descoberta de tantos satélites em uma pequena área do céu foi completamente inesperada. Eu não podia acreditar nos meus olhos", disse o Dr. Sergey Koposov do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge, Reino Unido.

As galáxias recém-descobertas foram encontradas no hemisfério sul, perto da Grande e Pequena Nuvem de Magalhães, as maiores e mais conhecidas galáxias anãs em órbita da Via Láctea.

Esses objetos denominados de Reticulum 2, Eridanus 2, Horologium 1, Pictoris 1, Fênix 2, Indus 1, Grus 1, Eridanus 3, e Tucana 2 são um bilhão de vezes mais fracos do que a Via Láctea, e um milhão de vezes menos massivos.

Eridanus 2Horologium 1Pictoris 1

© V. Belokurov/S. Koposov (Eridanus 2, Horologium 1 e Pictoris 1)

O mais próximo, Reticulum 2, está a de cerca de 97.000 anos-luz de distância, enquanto o mais distante, Eridanus 2, está a mais de um milhão de anos-luz de distância.

Eridanus 2 é uma galáxia anã localizada na beira do halo da Via Láctea, a cerca de 1,24 milhões de anos-luz de distância. A galáxia mostra sinais de formação estelar recente e possivelmente até mesmo hospeda um aglomerado globular fraco.

Com a sua localização na periferia da nossa galáxia, alta luminosidade e um diâmetro de cerca de 1.120 anos-luz, Eridanus 2 parece ser um irmão gêmeo da galáxia anã Leo T. Este objeto é claramente visível nas imagens a cores da DES como um grupo de fracas estrelas azuis embutidos numa nuvem de baixo brilho superficial.

Tucana 2 fica a uma distância de cerca de 225.000 anos-luz da Terra. Ela pode ser classificada como uma galáxia anã muito tênue devido a sua luminosidade e pelo grande diâmetro de 1.300 anos-luz.
Com um tamanho de cerca de 455 anos-luz, a galáxia anã Grus 1 é o terceiro maior objeto na amostra. Está localizada a cerca de 390.000 anos-luz de distância.

Reticulum 2 possui cerca de 200 anos-luz de comprimento, sendo um objeto muito alongado localizado na constelação Reticulum. Devido às forças de maré maciças de nossa galáxia está em vias de ser dilacerada.

O Horologium 1 tem um diâmetro de cerca de 195 anos-luz e está situada a uma distância de 325 mil anos-luz.

Eridanus 3 está a cerca de 290 mil anos-luz de distância e tem o menor tamanho da amostra, de apenas 117 anos-luz.

Phoenix 2 encontra-se a uma distância de cerca de 270.000 anos-luz e contém uma ou duas estrelas azuis do ramo horizontal do diagrama de Hertzsprung–Russell e um grande número de estrelas retardatárias azuis, e tem um diâmetro de cerca de 175 anos-luz.

Pictoris 1 está a cerca de 370.000 anos-luz de distância e tem um diâmetro de aproximadamente 200 anos-luz.

Similar ao volume da amostra, Indus 1 encontra-se a 325 mil anos-luz de distância e tem um diâmetro de cerca de 250 anos-luz.

"Estes resultados são muito intrigantes. Talvez fossem satélites, uma vez que orbitou as Nuvens de Magalhães e foram expulsos pela interação da Pequena e Grande Nuvem de Magalhães," disse Dr. Wyn Evans, do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge.

Dr Vasily Belokurov do Instituto da Universidade de Cambridge de Astronomia, um co-autor do estudo, disse: "Galáxias satélites anãs são a fronteira final para testar nossas teorias da matéria escura," disse Dr Vasily Belokurov, também do Instituto de Astronomia da Universidade de Cambridge.

"Precisamos encontrá-los para determinar se a nossa imagem cosmológica faz sentido. Encontrar um grande grupo de satélites perto das Nuvens de Magalhães foi surpreendente, pois em pesquisas anteriores do céu do sul encontrou muito pouco, por isso, não era esperado encontrar tal tesouro," disse ele.

Um artigo foi submetido para publicação no Astrophysical Journal.

Fonte: Cambridge University

Nenhum comentário:

Postar um comentário