domingo, 1 de março de 2015

No âmago do aglomerado de galáxias Coma

Quase todo objeto nesta fotografia é uma galáxia.

aglomerado de galáxias Coma

© Hubble/D. Carter (aglomerado de galáxias Coma)

O aglomerado de galáxias Coma na imagem é um dos aglomerados mais densos conhecidos, contendo milhares de galáxias. Cada uma dessas galáxias abriga bilhões de estrelas, assim como a nossa própria Via Láctea faz.

Embora próximo quando comparado à maioria dos outros aglomerados, a luz do aglomerado de galáxias Coma ainda leva centenas de milhões de anos para chegar até nós. Na verdade, o este aglomerado é tão grande que a luz leva milhões de anos apenas para ir de um lado ao outro!

Este mosaico de imagens de uma pequena porção do aglomerado de galáxias Coma foi feito em detalhes sem precedentes em 2006 pelo telescópio espacial Hubble, afim de investigar como as galáxias em aglomerados ricos se formam e evoluem. A maioria das galáxias de Coma e de outros aglomerados são elípticas, embora algumas fotografadas aqui são claramente espirais.

A galáxia espiral na parte superior esquerda da imagem também pode ser considerada como uma das mais azuladas naquela mesma parte. Ao fundo, milhares de galáxias independentes são visíveis muito mais distantes através do Universo.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário