segunda-feira, 15 de junho de 2015

Uma galáxia anã, compacta e azul

Essa imagem obtida pelo telescópio espacial Hubble da NASA e ESA, mostra uma galáxia conhecida como UGC 11411, uma galáxia irregular do tipo Blue Compact Dwarf (BCD).

galáxia UGC 11411

© Hubble (galáxia UGC 11411)

A galáxia UGC 11411 está localizada na constelação do Dragão a uma distância de 15 milhões de anos-luz da Terra.

As galáxias do tipo BCD tem cerca de um décimo do tamanho de uma galáxia espiral típica como a Via Láctea, e são feitas de grandes aglomerados de estrelas quentes e massivas que ionizam o gás ao redor com sua intensa radiação. Pelo fato das estrelas serem tão quentes, elas brilham intensamente com uma tonalidade azulada, dando às galáxias como a UGC 11411 sua tonalidade caracteristicamente azul. Com essas massivas estrelas tendo menos de 10 milhões de anos de existência, elas são muito jovens se comparadas com os padrões estelares. Elas foram criadas durante um fenômeno de explosão de estrelas, um episódio de proporções galácticas onde de maneira furiosa ocorre uma grande formação de estrelas. A UGC 11411 em particular tem uma taxa de formação de estrelas extremamente alta, até mesmo para uma galáxia do tipo BCD.

Normalmente, para galáxias com regiões de intensa formação de estrelas, as BCDs não possuem uma grande quantidade de poeira, ou elementos pesados que normalmente são encontrados em estrelas recém-formadas, fazendo sua composição muito similar àquela do material  das primeiras estrelas formadas no Universo. Por causa disso, os astrônomos consideram as galáxias do tipo BCD ótimos objetos para serem estudados de modo a melhorar o nosso entendimento principalmente sobre os processos primordiais de formação de estrelas.

As estrelas brilhantes observadas na imagem são estrelas de primeiro plano, pertencentes à Via Láctea.

Fonte: ESA

Nenhum comentário:

Postar um comentário