segunda-feira, 13 de abril de 2020

Anéis sobrepostos em galáxia espiral

À primeira vista, nesta imagem do telescópio espacial Hubble parece ser uma galáxia espiral simples, com dois braços giratórios emergindo de uma barra central de estrelas e material que atravessa o centro galáctico.


© Hubble (NGC 2273)

De fato, também existem anéis dentro desses braços espirais: espirais dentro de uma espiral.

Esse tipo de morfologia é conhecido como estrutura com múltiplos anéis. Essa galáxia, chamada NGC 2273, hospeda um anel interno e dois pseudoanéis externos; ter tantos anéis distintos é raro e torna a NGC 2273 incomum. Os anéis são criados quando os braços espirais de uma galáxia parecem girar para se aproximar, combinados com um truque de perspectiva cósmica. Os dois pseudoanéis da NGC 2273 são formados por dois conjuntos de braços em espiral que se unem, e o anel interno por duas estruturas em arco próximas ao centro galáctico, que parecem se conectar de maneira semelhante.

Esses anéis não são a única característica dessa galáxia. A NGC 2273 também é uma galáxia Seyfert, uma galáxia com um núcleo extremamente luminoso. O centro de uma galáxia como essa é alimentado por um buraco negro supermassivo e pode brilhar o suficiente para ofuscar uma galáxia inteira como a Via Láctea.

Fonte: NASA

Nenhum comentário:

Postar um comentário